Marketing de Influência: o que é e como ele funciona na prática?

Marketing de Influência: o que é e como ele funciona na prática?

Com as mudanças da internet, a forma de comunicar e influenciar também mudou e, dessa forma, os profissionais da área têm apostado em novas estratégias de marketing digital para acompanhar a evolução do mercado.

Assim como outros termos muito comuns atualmente, o marketing de influência é mais um deles que, muitas vezes, ouvimos sem saber ao certo o que isso significa. Em alguns casos, a estratégia até já é colocada em prática, mas não é conhecida dessa forma.

Nesse post, trazemos o significado real e simplificado deste termo, além de 4 passos que vão ajudá-lo a colocar isso em prática hoje mesmo. Ficou curioso? Continue aqui e tenha uma ótima leitura!

Mas afinal, o que é o Marketing de Influência?

Como o próprio nome já diz, o foco está na influência que causa sobre aqueles que irão consumir o conteúdo. Trata-se de uma estratégia de marketing digital onde se estabelece uma parceria com pessoas e/ou empresas produtoras de conteúdo e com grande influência na internet.

Por contarem com um público bastante engajado, os influenciadores atuam como elo entre a marca – público, levando esse conteúdo de maneira mais fácil até as pessoas e com grandes chances de conversão. Afinal, seguimos um perfil nas redes sociais quando nos identificamos com ele e confiamos em quem está por trás daquilo, o que aumenta as chances de convencimento.

Isso funciona porque os influenciadores estão mais perto da vida real e do dia a dia das pessoas. Pense na seguinte situação:

Você quer comprar um produto x. Você já viu propagandas dele na TV, mas não se sente confiante. No momento que vê aquela pessoa que você acompanha todos os dias usando e indicando esse produto, é possível ver na prática o funcionamento dele. É quase como se você pudesse testá-lo antes de comprar. E então é convencido a consumi-lo.

Essa é a chave da estratégia: confiança e engajamento. Quanto mais você confia, mais você engaja e acompanha determinado perfil. E assim, as chances dessa parceria dar bons resultados são bem altas.

Os influenciadores

Os influencers ou influenciadores digitais são pessoas que atuam nas redes sociais, contando com um alto número de seguidores e um público engajado em seus conteúdos.

Os estudos realizados recentemente apontam que essa tendência tem crescido cada vez mais. Como mostra a pesquisa “Marketing de Influência no Brasil”, realizada pelo Opinion Box em 2022, 77% dos internautas brasileiros seguem algum influenciador digital, o que diz muito sobre como funciona a comunicação na internet hoje.

Mas além de entender a importância e papel dessas pessoas, é interessante conhecer os diferentes tipos de influenciadores que existem hoje, classificados de acordo com o seu número de seguidores.

Nano

Nesse tipo de influenciador, o número de seguidores não é tão alto, ficando até 10 mil. Mas o que se destaca aqui é o engajamento, que nestes casos é bastante alto.

Micro-influenciadores

Os micro-influenciadores ficam numa faixa intermediária. Com cerca de 10 mil a 500 mil seguidores também contam com um bom engajamento.

Macro

Já os macro, são aqueles que ficam entre 500 mil e 1 milhão de seguidores. São uma opção mais acessível para marcas que buscam um alcance maior.

Mega

Por fim, os mega influenciadores, que estão no topo da hierarquia. Estes, contam com no mínimo 1 milhão de seguidores. Geralmente, tratam-se de pessoas com grande poder de influência, muitas vezes celebridades, que acabam custando mais caro na hora de fechar uma parceria.

Independente da classificação em que se encontram, o importante antes de estabelecer um elo com essas pessoas é entender quem elas são. Seus valores, objetivos e linguagem que utilizam, tudo isso precisa estar de acordo com aquilo que você deseja passar com a sua marca.

As ferramentas

Com a vasta disponibilidade de ferramentas e mídias existentes nos dias de hoje, é preciso entender de perto qual é a sua real necessidade e qual ferramenta melhor se adequa a ela.

É importante conhecer o seu público-alvo e entender a melhor maneira de atingi-lo, para então definir como funcionará a sua campanha e por onde ela vai ocorrer. Também é necessário conhecer os formatos usados em cada uma dessas plataformas.

Trouxemos uma lista das ferramentas mais populares e utilizadas por marcas e influenciadores:

  • Instagram;
  • Tiktok;
  • Twitter;
  • Facebook;
  • YouTube.

4 passos para colocar em prática hoje mesmo!

1 – Trace objetivos claros

Para alcançar alguma coisa precisamos primeiramente saber o que queremos alcançar. Portanto, o passo número 1 para colocar essa (e qualquer outra) estratégia de marketing em prática é definir onde se deseja chegar.

Você busca alcançar mais leads? Quer apresentar um novo produto? Deseja aumentar suas vendas?

Depois de responder a pergunta principal da sua campanha, têm mais algumas para você refletir:

  • Que público e nicho você deseja atingir?
  • Qual é o seu orçamento?
  • Como pretende realizar a parceria?

Após definir todas essas questões, vamos para o próximo passo!

2 – Entenda e defina quem é o seu público

Assim como qualquer outra estratégia, o marketing de influência também só funciona quando destinado para o público certo. E para isso, é necessário que você tenha a sua persona bem definida, entenda os hábitos e conteúdos que ela consome.

É fundamental conhecer o seu público para então nutri-lo e alcançá-lo.

Uma característica desse tipo de estratégia é o alcance de nichos muito específicos. Focando em públicos pré-determinados e condizentes com a sua campanha e influenciador escolhido, as chances de dar certo são muito grandes.

3 – Encontre os influenciadores mais adequados para a sua campanha

Como citamos anteriormente, a escolha do influenciador deve condizer com o objetivo da sua campanha. Muito mais do que número de seguidores, o que vale aqui é um público parecido com o seu.

Além disso, você precisa estar atento a linguagem e veículos que esse influenciador utiliza, os quais também devem se assemelhar a sua empresa.

Muitas vezes, além do nicho, público, voz de fala, é importante também filtrar pela região que você está inserido, caso queira um resultado voltado para aquela área.

Um exemplo de site para encontrar influenciadores do seu nicho é o NinjaOutreach. Nele você encontra desde micro-influenciadores até mega. Basta colocar o @ do seu perfil no Instagram e uma palavra chave que defina o seu nicho. E pronto, ele irá trazer as mais diferentes opções!

Veja um exemplo:

@sami_sistemas – tecnologia

4 – Acompanhe os resultados

Para concluir, é interessante lembrarmos do primeiro passo – trace objetivos claros. Agora, para descobrir se você alcançou esses objetivos é preciso mensurar os resultados da sua campanha.

E uma das principais vantagens dessas estratégias digitais é poder quantificar esses resultados. Seguem alguns exemplos de como isso pode ser realizado:

  • Através das estatísticas do perfil do próprio influenciador naquela campanha;
  • Por hashtags, para monitorar a atividade na publicação;
  • A taxa de conversão, ou seja, aqueles visitantes/usuários que de fato realizaram o objetivo final (conversão);
  • O cálculo do ROI (Retorno sobre o investimento), que pode ser mensurado através de cupons ou links personalizados oferecidos aos influenciadores no início da campanha.

Depois de todas essas dicas, agora ficou fácil! E para ajudá-lo com essa e outras estratégias de marketing eficientes e que vão trazer resultados para a sua administradora, conte com a Sami Sales, a agência de marketing do marcado imobiliário.

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