Como as novas tecnologias se aplicam no mercado imobiliário?

Atualmente estamos sendo impactados com as grandes novidades da corrida tecnológica implementada pelas Big Techs: Apple e Meta, onde anunciaram o lançamento de seus dispositivos: Apple Vision Pro e Meta Quest 3.

Tendo em vista estes dois inovadores aparelhos tecnológicos, vamos explicar hoje como se aplica a utilização destas novidades no setor imobiliário.

Para isso, antes precisamos definir os termos: Realidade Virtual (VR), Realidade Mista (RM) e Computação espacial, para que possamos entender um pouco mais como é o funcionamento de cada dispositivo.

Boa leitura!

Realidade Virtual

A realidade virtual (RV) é uma tecnologia que permite aos usuários interagirem com ambientes e objetos tridimensionais gerados por computador de uma maneira que simula a sensação de presença física nesses ambientes, mesmo estando fisicamente em outro local.

Isso é alcançado por meio de dispositivos como óculos de realidade virtual (VR), fones de ouvido e luvas, que rastreiam os movimentos do usuário e fornecem feedback sensorial, como visão e som, para criar uma experiência imersiva e envolvente.

 A RV é utilizada em diversas áreas, como entretenimento, educação, treinamento, saúde, arquitetura, design e indústria, oferecendo novas formas de experiências e interações virtuais.

Realidade Mista

A realidade mista (RM) é uma tecnologia que combina elementos do mundo real e do mundo virtual para criar experiências interativas e imersivas. Ao contrário da realidade virtual, que substitui completamente o ambiente real por um ambiente virtual, a realidade mista permite que os usuários visualizem e interajam com objetos digitais enquanto ainda estão cientes do ambiente físico ao seu redor.

Isso é alcançado geralmente por meio de dispositivos como óculos ou capacetes inteligentes, que sobrepoem gráficos digitais ao ambiente real usando tecnologias como sensores de profundidade, câmeras e displays transparentes.

A realidade mista é usada em várias aplicações, desde jogos e entretenimento até treinamento industrial, design de produtos e colaboração remota. Ela oferece um novo nível de interatividade e imersão, possibilitando experiências mais envolventes e produtivas.

Computação Espacial

A computação espacial é um campo emergente que se concentra na interação entre dispositivos digitais e o ambiente físico ao nosso redor, estendendo a computação para além dos tradicionais dispositivos como computadores e smartphones. Em vez disso, a computação espacial integra tecnologias como realidade aumentada (RA), realidade virtual (RV), realidade mista (RM), Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial (IA) para criar ambientes digitais que interagem de forma inteligente e dinâmica com o mundo físico.

Essa interação é facilitada por meio de dispositivos vestíveis, sensores, câmeras, scanners 3D e outros dispositivos que capturam informações sobre o ambiente físico e permitem que os sistemas computacionais processem e respondam a essas informações em tempo real. A computação espacial visa criar uma experiência mais imersiva e natural para os usuários, integrando a tecnologia de forma transparente ao nosso ambiente cotidiano. Isso pode incluir desde assistentes virtuais que interagem conosco em tempo real até ambientes de trabalho inteligentes que se adaptam às nossas necessidades e preferências.

Em resumo, a computação espacial busca estender a computação além dos dispositivos convencionais e integrá-la de forma inteligente e adaptável ao ambiente físico, criando experiências mais imersivas, interativas e úteis para os usuários.

Apple Vision Pro

Fonte: Divulgação Apple

O Apple Vision Pro é um dispositivo de Computação Espacial fabricado pela Apple, uma empresa conhecida por suas inovações em tecnologia de RV. O Vision Pro foi projetado para oferecer uma experiência imersiva e envolvente, permitindo que os usuários explorem ambientes virtuais com alta qualidade visual e desempenho.

Este dispositivo é equipado com recursos avançados, como telas de alta resolução, rastreamento preciso de movimento e áudio espacial, que combinados proporcionam uma sensação de presença virtual para os usuários. Além disso, o Vision Pro é compatível com uma variedade de aplicativos e jogos de RV disponíveis no mercado.

O Vision Pro é amplamente utilizado em diversas áreas, incluindo entretenimento, treinamento, simulação, design e, é claro, no mercado imobiliário.

Com sua tecnologia avançada e recursos poderosos, o Vision Pro representa uma ferramenta valiosa para empresas e profissionais que desejam aproveitar ao máximo o potencial da realidade virtual em suas atividades comerciais e criativas.

Meta Quest 3

Fonte: Divulgação Meta

O Meta Quest 3 é um dispositivo inovador que oferece uma experiência de realidade mista revolucionária, transcendendo os limites entre o mundo real e o virtual. Com recursos avançados, este headset permite uma ampla gama de experiências, desde tocar um piano virtual em sua sala de estar até abrir portais para outras dimensões.

Uma das características marcantes do Meta Quest 3 é seu design redesenhado, que proporciona um ajuste personalizado para cada usuário, garantindo maior conforto durante o uso. Além disso, o dispositivo é equilibrado em peso e pode ser usado confortavelmente mesmo por aqueles que usam óculos.

Equipado com a plataforma Qualcomm Snapdragon XR2 Gen 2, o Meta Quest 3 oferece um desempenho excepcional, permitindo carregar softwares com maior velocidade e reproduzir imagens mais detalhadas, com 10 vezes mais pixels do que sua geração anterior.

A tela infinita do Meta Quest 3 apresenta uma resolução 4K+, um aumento significativo na qualidade de imagem em comparação com o Quest 2, proporcionando uma experiência visual ainda mais impressionante ao mesclar as realidades virtual e real.

Além disso, o dispositivo oferece uma clareza de som aprimorada, com graves mais profundos, e suporte ao áudio espacial para uma variedade de conteúdos, incluindo filmes, séries, jogos de realidade virtual e reuniões virtuais. Com o Meta Quest 3, a imersão é tão intensa que é fácil esquecer que se está usando um headset, transformando-o não apenas em um console de videogame, mas também em uma ferramenta versátil para uma variedade de usos.

Aplicações no mercado imobiliário

O Vision Pro e o Meta Quest 3 são dispositivos de Realidade Mista e Computação Espacial que podem ser aplicados de diversas maneiras no mercado imobiliário, proporcionando experiências imersivas e inovadoras para os clientes e profissionais do setor. Aqui estão algumas maneiras de como esses dispositivos podem ser utilizados:

Visualização de Imóveis

Os dispositivos permitem que os clientes visualizem imóveis de forma imersiva e realista antes mesmo de visitá-los pessoalmente e de qualquer lugar. Com o Vision Pro e o Meta Quest 3, os usuários podem fazer “tours” virtuais por propriedades, explorando os espaços e analisando detalhes sem sair de casa. Isso é especialmente útil para clientes que estão longe geograficamente

Design de Interiores

Profissionais de design de interiores podem utilizar os equipamentos para criar simulações imersivas de como um espaço pode ser decorado e mobiliado.

Além disso, os clientes também podem personalizar o design de interiores utilizando aplicativos, com esses dispositivos, os clientes podem experimentar diferentes layouts e estilos antes de tomar decisões de design.

Tour Virtual por Empreendimentos

Construtoras e incorporadoras podem usar a RM e Computação Espacial para apresentar projetos imobiliários de forma mais envolvente e atrativa para investidores e compradores.

Isso permite que os clientes experimentem o ambiente do futuro empreendimento, explorando áreas comuns, layouts de apartamentos e vistas panorâmicas.

Os dispositivos podem ser usados para mostrar visualizações em 3D de empreendimentos futuros, permitindo que os interessados explorem os projetos de forma interativa.

Marketing Imobiliário

Os dispositivos também podem ser utilizados como parte das estratégias de marketing imobiliário, criando experiências memoráveis e diferenciadas para atrair clientes.

Campanhas de marketing inovadoras, como tours virtuais ou experiências imersivas de realidade mista, podem gerar mais interesse e engajamento por parte do público-alvo.

Utilizar as novas tecnologias no mercado imobiliário pode reduzir custos e tempo associados a visitas presenciais, apresentações físicas e de projetos. Além disso, a RM e computação espacial pode ajudar a agilizar o processo de tomada de decisão dos clientes, permitindo que eles visualizem e comparem diferentes opções de imóveis de forma mais eficiente.

Em resumo, o Vision Pro e o Meta Quest 3 oferecem oportunidades únicas para transformar a forma como o mercado imobiliário apresenta e comercializa imóveis, proporcionando experiências imersivas e inovadoras para clientes e profissionais do setor.

Para finalizar a leitura, deixo aqui a reflexão, quais serão os impactos positivos e negativos dessas integrações com o mundo físico/digital e o que será que está por vir?

Fique por dentro do nosso blog para estar sempre por dentro das novidades do setor!

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER