Sustentabilidade no condomínio

Hoje a sustentabilidade é muito discutida em todo o mundo, pois a sociedade continua crescendo e precisa existir natureza para as gerações advindas.

Nesse sentido a sustentabilidade é importante no condomínio também, pois hoje uma grande parte da população vive em condomínios.

Ficou interessado? Leia mais.

O que é sustentabilidade? 

O termo sustentabilidade vem do latim, significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar. A sustentabilidade está relacionada à preservação ou manutenção do meio ambiente, prevendo as ameaças que podem surgir a longo prazo.

Os recursos são finitos, e nós precisamos pensar nas próximas gerações, que esses recursos existem para a sobrevivência. 

Tipos de sustentabilidade

A sustentabilidade é um assunto muito discutido no momento atual, tornou-se uma preocupação no mundo todo, então ela se divide em várias áreas, vamos conhecer cada uma delas. 

Sustentabilidade ambiental e ecológica

A sustentabilidade ambiental está ligada ao meio ambiente, onde a população se preocupa em cuidar dos recursos naturais existentes para que as próximas gerações tenham recursos para sobreviver.

Surgiu com a necessidade de criar formas de usar os recursos  de forma sustentável, não impactando o meio ambiente, contribuindo na melhor qualidade de vida da população.

Desligar as torneiras enquanto escova os dentes, comprar produtos reciclados, são exemplos de ações que ajudam a preservar os recursos naturais.

Sustentabilidade empresarial 

Aqui na sustentabilidade empresarial, nos deparamos com empresas que adotam práticas responsáveis para contribuir com a natureza, diminuindo o impacto que causam no meio ambiente.

Algumas ações são obrigadas por lei, como tratar resíduos gerados e a emissão de gases poluentes.

No entanto, muitas empresas estão indo além da obrigatoriedade da lei, e desenvolvendo outras iniciativas que contribuem com a preservação ambiental.

Sustentabilidade social

A sustentabilidade social está ligada às pessoas, ao desenvolvimento de ações que possam melhorar a qualidade de vida da população em geral.

Com o objetivo de diminuir a desigualdade social entre as pessoas, proporcionar acesso a serviços básicos de saúde, por exemplo.

Uma sociedade mais igualitária, se tem menos violência, e maior possibilidade de crescimento. 

Sustentabilidade econômica 

O principal objetivo da sustentabilidade econômica  corresponde à capacidade da sociedade de utilizar, produzir e distribuir as riquezas que foram produzidas.

O principal objetivo é desenvolver políticas econômicas que poupem o meio ambiente.

E o que é a sustentabilidade em condomínios? 

Até agora falamos sobre um modo mais geral de sustentabilidade, vamos focar o que é a sustentabilidade dentro dos condomínios.

De uma forma mais simplista, a sustentabilidade no condomínio são ações que diminuem o impacto que o edifício pode causar na natureza.  

É preciso conscientizar os moradores das unidades a adotarem medidas sustentáveis dentro das unidades, para que não fiquem apenas nas áreas comuns.

Quais projetos de sustentabilidade podem ser implantados dentro do condomínio? 

Como há concentração de pessoas dentro de um condomínio, existem algumas ações que podem ser implantadas, tornando um local mais sustentável.

Coleta de lixo como projeto de sustentabilidade 

As pessoas devem ser incentivadas a fazerem a separação do lixo para a coleta, fazer o descarte nos locais corretos, o condomínio deve disponibilizar as lixeiras corretas para o recolhimento do lixo.

O condomínio pode promover palestras para esclarecer a importância da coleta de lixo corretamente.

Descarte adequado do óleo de cozinha 

Nada de jogar o óleo usado na pia, ele deve ser descartado de maneira correta!

Os moradores podem deixar os resíduos dentro de garrafas pets, e o condomínio contratar uma empresa especializada no descarte deste produto corretamente.

Sensores de presença

A instalação de sensores de presença nas áreas comuns, evitam que as lâmpadas fiquem acesas 24 horas, só ligando quando detectar a presença de pessoas. 

Elas podem ser programadas para ligarem apenas à noite, além de ser sustentável, vai gerar economia para o condomínio.

Controle hidráulico 

Uma gestão ambiental adequada busca evitar desperdício de água.  

Por isso o síndico deve sempre estar conferindo os relógios para conferir se não tem nenhum vazamento de água. 

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e bem-estar, sendo assim, os condomínios podem proporcionar espaços para a realização de atividades como yoga, massagens, espaço verde. 

Atitudes ecologicamente corretas, podem criar ambientes mais agradáveis para se viver, diminuindo os impactos ambientais das atividades que o condomínio precisa ter para sobreviver.

Gostou desse conteúdo? Assine nosso blog e nos acompanhe nas redes sociais. 

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER