Senior living: qualidade de vida na terceira idade

Senior living: qualidade de vida na terceira idade

O conceito de senior living está mudando a forma como encaramos o envelhecimento.

À medida que a população idosa cresce, a expectativa por uma melhor qualidade de vida aumenta, por isso, as opções de residência e cuidados para os idosos estão sempre evoluindo.

Continue acompanhando este post para descobrir mais sobre esse novo estilo de vida que promete tornar a terceira idade mais ativa e saudável!

O que é o senior living?

Senior living é um conjunto de lugares e serviços feitos para pessoas mais velhas. Esses lugares incluem casas onde eles podem viver e receber ajuda, e os serviços ajudam com necessidades diárias, como comida e cuidados médicos.

Os serviços do senior living podem oferecer:

  • Comunidades de Aposentados: Como o próprio nome sugere, são comunidades projetadas para aposentados, oferecendo uma variedade de atividades destinadas a manter os participantes ativos e sociais
  • Cuidados assistidos: os cuidados assistidos oferecem assistência para atividades diárias, como medicação, higiene e alimentação, permitindo moradia independente.
  • Lares de idosos (casas de repouso): Lares de idosos ou casas de repouso são instalações que oferecem cuidados de longo prazo para idosos que necessitam de assistência, incluindo cuidados médicos e de enfermagem.

Lembrando que as opções de senior living podem variar em termos de custo, comodidades e nível de assistência necessário para a pessoa idosa. O objetivo é proporcionar um estilo de vida seguro e acolhedor, permitindo que a terceira idade seja desfrutada de forma saudável.

Benefícios para a saúde e bem-estar no senior living

O senior living não tem apenas como objetivo a assistencia ao idosos, ele justamente tem como foco a sáude e bem estar integral da pessoa idosa, existe um série de benefícios para os moradores de um condomínio senior, alguns exemplos são:

Estímulos sociais e cognitivos: O senior living preza pela interação social entre os moradores. Grande parte desses condomínios oferece grupos de leitura, aulas de arte e eventos culturais. Os idosos também têm acesso a jogos, aulas e oficinas, mantendo o cérebro cognitivamente ativo.

Atividades físicas: A prática regular de exercícios é importante em todos os estágios da vida de uma pessoa. Por isso, a maioria dos condomínios para idosos oferece instalações adaptadas às necessidades dos moradores. As atividades físicas são essenciais para a saúde do sistema cardiovascular e auxiliam na melhoria da mobilidade e flexibilidade.

Melhor qualidade de sono: O condomínio senior living é projetado para ser um ambiente sereno que proporciona conforto e minimiza situações estressantes para os idosos. Afinal, para garantir uma vida saudável, tanto física quanto mentalmente, é fundamental contar com um espaço que ofereça tranquilidade, evitando ruídos excessivos.

Redução do estresse: Os serviços de cuidado assistido facilitam a vida dos idosos, eliminando preocupações e permitindo que o morador se concentre apenas nas atividades que lhe proporcionam prazer.

Alimentação saudável: Refeições nutritivas e personalizadas no condomínio contribuem para a promoção de uma alimentação mais saudável, auxiliando na prevenção de doenças ou condições associadas à má alimentação.

Cuidados e monitoramento personalizados: As instalações oferecem cuidados e monitoramento adaptados para atender às necessidades de cada pessoa, seja ela saudável ou enfrentando desafios de saúde, físicos ou mentais. O objetivo é garantir um ambiente acolhedor e seguro para todos os moradores do condomínio!

Gostou desse conteúdo? Siga-nos nas redes sociais e assine nosso blog para receber mais!

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER