O que é um ciberataque?

O que é um ciberataque?

Você já ouviu falar ou foi vítima de um ciberataque? Estes ataques representam uma séria ameaça à segurança de inúmeras pessoas e podem ter consequências graves. Descubra mais sobre esse tópico crítico conosco e compreenda como se proteger e se preparar contra essa crescente ameaça cibernética.

Definição de ciberataque

A definição de ciberataque está relacionada com ações maliciosas por uma ou até um grupo de pessoas com a intenção de buscar as vulnerabilidades em um sistemas de computador, redes de internet, servidores entre outros.

Geralmente os envolvidos no ataque tentam roubar informações confidenciais, interrupção de serviços, destruição de dados, extorsão financeira, entre outros.

A história dos ciberataques

Os ciberataques estão relacionados com a evolução da tecnologia, os eventos começaram a ocorrer nas décadas de 1970 e 1980.

  • Década de 1970 e 1980: Durante esses anos, os primeiros ataques começaram a surgir, sendo relativamente simples devido à tecnologia ser menos avançada e menos acessível na época.
  • Década de 1990: Os ciberataques começaram a se tornar mais complexos nos anos 90, com o surgimento de vírus mais sofisticados. O ciberataque mais marcante da época foi o ataque de Negação de Serviço Distribuído (DDoS) em 1999 contra o Yahoo.
  • Anos 2000: Nos anos 2000 os ciberataques começaram a ser mais frequentes, era muito comum a propaganda de worms (malware autônomo que se espalha automaticamente), um dos mais famosos era o “ILOVEYOU” no ano 2000 e o “Nimda” em 2001.
  • Década de 2010: Foi o ano em que os ataques ganharam visibilidade com o Stuxnet, um worm que tinha o objetivo de atacar instalações nucleares iranianas.
  • Década de 2020: Os ciberataques continuaram a evoluir, com uma crescente ênfase em atingir cadeias de suprimento e infraestruturas críticas. Os ataques ao SolarWinds em 2020 e ao oleoduto Colonial Pipeline em 2021 destacaram a capacidade de realizar ataques de alto perfil.

Formas de se proteger de ciberataques

Você sabe como se proteger de ciberataques? Há uma série de medidas que todos podem tomar para mitigar os perigos online e preservar a sua privacidade e integridade digital. Aqui estão algumas maneiras de se proteger:

  • Mantenha seu software atualizado.
  • Utilize senhas fortes.
  • Esteja atento a e-mails suspeitos.
  • Sempre use redes seguras e extensões de segurança no navegador.
  • Ofereça treinamento aos funcionários, caso esteja lidando com uma empresa, para que possam reconhecer ações suspeitas e evitar ameaças.
  • Ative a autenticação de dois fatores.

Gostou desse conteúdo? Nos acompanhe nas redes sociais e não esqueça de se proteger de pessoas mal-intencionadas!

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER