Administração da garagem do condomínio: como gerenciá-la com eficiência

Administração da garagem do condomínio: como gerenciá-la com eficiência

A garagem do condomínio pode ser a fonte de discussões e desentendimentos entre os moradores. Portanto, é crucial que a sua administração esteja nas mãos certas e que aqueles que compartilham esse espaço estejam cientes das regras estabelecidas pela administração do condomínio.

Continue lendo para compreender como funciona a gestão da garagem do condomínio e as burocracias frequentemente deixadas em segundo plano devido à falta de esclarecimento.

Lei Federal sobre a utilização da garagem em condomínios

A Lei Federal nº 12.607 proíbe a locação ou alienação da garagem para pessoas que não residem no condomínio. Ou seja, partes suscetíveis de utilização independente, como apartamentos, escritórios, salas, lojas e sobrelojas, podem ser destinadas à locação e alienação, com exceção de espaços destinados ao abrigo de veículos.

Regulamentação de normas gerais do uso da garagem no condomínio

As normas internas na administração da garagem em condomínios é mais que necessário na promoção da ordem e harmonia entre os moradores. Alguns exemplos de normas básicas para o condomínio são:

  • Identificação de veículos: Todos os veículos estacionados devem ser devidamente identificados com o respectivo número da vaga.
  • Limite de velocidade: De acordo com a legislação do trânsito, a velocidade que é permitida na garagem é no máximo 30km/h, mas dependendo do condomínio, a velocidade máxima pode ser menor.
  • Respeito ao espaço: Mantenha a garagem limpa, evite deixar objetos e estacione de acordo com as setas e linhas demarcadas em sua vaga.
  • Não bloqueie entradas: Os condomínios proíbem que você bloqueie a entrada da garagem e a vaga de outros condôminos.

Controle de acessos e sistemas de vigilância para a garagem

Uma forma muito comum de administrar um espaço, como a garagem do condomínio, é utilizando controle de acessos e sistemas de vigilância. Existem diversos tipos de controle de acessos hoje em dia que ajudam muito na segurança contra invasores, tais como: cartões magnéticos, tags, senhas, biometria, catraca, interfone, etc.

Os sistemas de vigilância são ótimos contra furtadores ou vândalos que geralmente tentam entrar em condomínios durante a noite; afinal, esses serviços funcionam 24 horas. Outro lado positivo é em situações complicadas entre os condôminos, quando é necessário obter uma verdade absoluta e não apenas basear-se em suposições ou possíveis mentiras para tirar vantagem de uma situação, como agressões, furtos, uso indevido de áreas comuns, danos à propriedade, etc.

Inovação na Prática: Simplificando a Gestão da Garagem do Condomínio

Simplifique a administração da garagem do seu condomínio com o cliente online de condomínios. Facilitando a vida tanto dos condôminos quanto da administradora, essa plataforma proporciona uma gestão eficiente e descomplicada. Com o cliente online de condomínios, o agendamento e controle de reservas tornam-se tarefas ágeis e intuitivas, eliminando conflitos e promovendo uma experiência tranquila para todos.

Otimize a operação do condomínio, promovendo praticidade e modernidade na gestão de espaços compartilhados. Gerencie tudo com facilidade, online e em tempo real, integrado ao seu site ou com o APP Personalizado. Transforme a rotina do seu condomínio com o SAMI, elevando a administração de áreas comuns a um novo patamar de eficiência!

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER