Como alcançar uma equipe de alta performance numa administradora de condomínios?

Como alcançar uma equipe de alta performance numa administradora de condomínios
Como alcançar uma equipe de alta performance numa administradora de condomínios

“Uma andorinha só não faz o verão!”  Já escutou esta expressão?

Assim são os processos de uma empresa. Por mais competente que uma pessoa seja, sozinha ela não tem o poder de promover grandes ações. Por isso, todo negócio que almeja o crescimento e o sucesso necessita contar com uma equipe de alta performance, composta por colaboradores engajados e capazes de entregar resultados excepcionais.

Mas para conseguir conquistar um time com toda esta entrega significa que todos os processos da empresa estão alinhados, desde a cultura organizacional até as ferramentas disponíveis para realização do trabalho.

No artigo de hoje, separamos algumas estratégias disponíveis para que uma administradora de condomínios consiga conquistar uma equipe de profissionais de alta performance. Confira!

Mas afinal, o que é uma equipe de alta performance?

O conceito de equipe de alta performance, também chamado de High-Performance Teams (HPT) é um termo já bastante antigo. Ele surgiu na década dos anos 50, nos EUA, mas se popularizou mesmo somente a partir dos anos 80.

Este termo nasceu a partir de uma pesquisa liderada por Eric Trist, observando uma mina de carvão, se constatou que uma equipe apresentava níveis mais altos de produtividade, comparada com as demais equipes. Chegou-se a conclusão na época, que a autonomia e a diversidades apresentada naquele time eram os fatores determinantes para o alcance de melhores resultados.

Porém, nos dias atuais, podemos acrescentar algumas características a mais nesta lista, para formarmos uma equipe de alta performance.

Desta forma, podemos resumir este tipo de equipe consegue se desenvolver de maneira que se destaque das demais por apresentar resultados com quantidade e qualidade.

Como conquistar uma equipe de alta performance?

Todo gestor sonha em conquistar o seu time dos sonhos, mas para isso, não basta contratar pessoas com altos níveis de graduação, se elas não estão comprometidas com o negócio ou não possuem competências necessárias para exercer a função designada.

Pegamos como exemplo neste caso um assessor de condomínio, que necessita apresentar como habilidade a comunicação e a intermediação de conflitos com os condôminos. Sem estas competências pessoais, todo conhecimento sobre gestão de condomínios se torna nula.

Muitos gestores são incrédulos em relação a este tipo de equipe, acreditam ser uma missão impossível se chegar ao status de alta performance, que para alcançá-la é necessário pagar altos salários.

Apesar de ser um fator que atrai muitos interessados a vaga, este não é o ponto que mais motiva as equipes a apresentarem maior comprometimento.

Listamos abaixo algumas características necessárias para ajudar sua equipe a se desenvolver.

Liderança bem definida

Primeiramente, para se alcançar uma equipe de alta performance é necessária uma boa liderança, pois ela um papel fundamental na construção de um time, afinal, ela é a responsável pela gestão de pessoas.

Em uma equipe de alta performance se espera que os colaboradores apresentem autogestão e autonomia para realização de suas atividades.

Desta forma, a figura do líder diante deste tipo de equipe é para o desempenho de uma função de promoção e incentivo de conhecimentos coletivos, esclarecendo dúvidas e guiando os membros a conquistarem suas metas. 

Equipe multidisciplinar

O processo de seleção e recrutamento de colaboradores é um passo que requer uma atenção especial. Esta etapa precisa contar com uma certa eficiência para que sejam contratadas pessoas com competências multidisciplinares e especificas para função.

Portanto, no momento da contratação de novos membros para formação da equipe, é preciso considerar alguns fatores pertinente a este profissional:

  • Conhecimento técnico para desempenho da função
  • Habilidades comportamentais: comunicação, relacionamento interpessoal, empatia, organização, etc.
  • Responsabilidade e autogestão

Cultura organizacional forte

Para uma equipe de alta performance não basta o colaborador apresentar todas as características necessárias para o desempenho de sua função se o ambiente não estimular esta pratica. Por isso, a cultura organizacional tem um destaque importante na formação de uma equipe de alta performance.

O ambiente de trabalho precisa estimular nas pessoas a vontade de estarem todas trabalhando para o mesmo propósito, elas precisam se sentirem conectadas por um proposito em comum, ou seja, elas são parte integrante e essencial do time. Que por mais simples que seja sua função desempenhada, ela é fundamental para que os demais consigam exercer suas atividades e assim, o grupo conquiste os resultados almejados.

Engajamento dos colaboradores

Não tem jeito, para o crescimento dos negócios os funcionários precisam “vestir a camiseta”, ou seja, é preciso que eles criem um vínculo com a empresa para que se sintam estimulados a bater metas, trazer ideias, sugerir melhorias e dar o apoio necessários em novos projetos.

Incentive o conhecimento

Outro ponto relevante nesta busca de alta performance é a preocupação com a evolução do desenvolvimento da equipe.

Reuniões semanais, rotinas de realinhamento do trabalho que está sendo executado, feedbacks são algumas técnicas que ajudam a disseminar conhecimentos entre a equipe.

Além disso, incentivos a formação e a participação em cursos de capacitação e eventos do mercado para se manterem sempre atualizados é essencial para que novas ideias e projetos se desenvolvam na empresa.

E aí na sua administradora, como está a busca por atingir um alto rendimento? Compartilhe conosco quais as estratégias utilizadas para alavancar o sucesso de sua empresa.

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER