Samicap: a solução em título de capitalização para aluguel de imóveis

Samicap a solução em título de capitalização para aluguel de imóveis
Samicap a solução em título de capitalização para aluguel de imóveis

Perdendo contratos de aluguel por causa das garantias locatícias que não se enquadram no perfil dos interessados à locação? Sua imobiliária já oferece o título de capitalização para aluguel de imóveis?

Esta modalidade de garantia locatícia sofreu alterações nos últimos anos e se tornou uma excelente alternativa para quem deseja alugar imóveis sem riscos.

Além disso, a imobiliária passa a otimizar o trabalho dos seus funcionários e a economizar dinheiro, pois todo o processo de locação para contratação do título de capitalização é simplificado, rápido e sem burocracias.

Quer saber mais sobre todas as vantagens de se trabalhar com esta garantia locatícia? Então continue lendo o artigo!

Título de capitalização: alternativa pouco conhecida para garantia locatícia

O título de capitalização é um produto financeiro bastante conhecido por correntistas bancários. Muitos gerentes oferecem este tipo de aplicação do dinheiro, por ser um bom investimento para não deixar o dinheiro parado, pois além dos rendimentos, os segurados ainda participam de sorteios mensais. 

Mas o que poucos sabem é que este produto também pode ser uma alternativa para quem busca uma garantia locatícia e não quer desperdiçar dinheiro. Este tipo de modalidade passou a vigorar aa partir da Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91), que permitiu a comercialização deste tipo de produto.

Através do título de capitalização o valor aplicado pode ser todo resgatado com correção, no final do contrato de locação. Apesar de ser uma correção abaixo do valor da poupança, todo o valor investido retorna para o inquilino (caso não haja débitos pendentes com a imobiliária), diferente do que ocorre com outras modalidades de seguros fiança disponíveis no mercado.

Como funciona o título de capitalização para aluguel de imóveis?

seguradora, que aplica o valor para que ele fique rendendo.

No caso de o inquilino ficar inadimplente ou venha a danificar o imóvel, a administradora poderá solicitar parte do valor para quitar dívidas, repassando o aluguel para o proprietário e/ou efetuando o conserto dos danos.

A maior diferença em relação a caução, fica por conta da proteção oferecida pelo produto, das assistências emergências oferecidas ao imóvel e o apoio jurídico à imobiliária, para cobrança de débitos em aberto.

Quanto custa o valor do título de capitalizaçãopara aluguel de imóveis?

Os títulos de capitalização não têm um valor padrão exigido pelas seguradoras.

Quem determina o valor que será aplicado como garantia é a própria imobiliária, na hora da contratação. Geralmente, a maioria das imobiliárias e proprietários exigem que o valor do título corresponda a, pelo menos, seis vezes o valor do aluguel, mais os encargos do imóvel, como condomínio e IPTU.

Este valor estipulado torna-se a proteção necessária para uma locação sem riscos, pois em caso de inadimplência, o valor aplicado deverá cobrir a dívida. Então é importante sempre levar em conta qual o custo estimado, caso seja necessário a imobiliária abrir um processo e conseguir efetuar o despejo do inquilino, por falta de pagamento do aluguel.

Vantagens do título de capitalização para aluguel de imóveis

Para quem trabalha com locação de imóveis, sabe que este processo requer algumas exigências, para poder resguardar o patrimônio dos proprietários e garantir o pagamento dos alugueis em dia. Com isso, o processo de locação se torna burocrático e demorado, gerando custos e dificultando o fechamento de novos contratos.

Porém, o título de capitalização, se comparado com outras modalidades de garantia, apresenta algumas vantagens que podem facilitar muito a vida de inquilinos e a rotina imobiliária. Confira:

Simplicidade na contratação do título de capitalização

Uma grande vantagem do título de capitalização para mobiliárias e inquilinos é a facilidade de contratação do produto, pois ele não exige comprovação de renda e nem fiadores.  Desta forma, mesmo que o inquilino esteja com o nome negativado, com restrições de crédito, o título pode ser contratado.

A contratação é muito simples, basta o corretor de seguros emitir a proposta e o inquilino efetuar o pagamento do boleto. Isso torna o processo de locação de um imóvel muito rápido.

Esta simplicidade representa aumento no faturamento da imobiliária com o fechamento de mais contratos de locação, atingindo um público que apresentava dificuldades para alugar um imóvel.

Resgate do valor aplicado

Outra vantagem que podemos ressaltar na contratação do título de capitalização é o resgate integral do valor acrescido da correção ao final do contrato.

Para aqueles inquilinos que não desejam ter as despesas de contratar um seguro fiança e não querem desperdiçar dinheiro, a aplicação do valor neste tipo de garantia torna-se um negócio bastante vantajoso.

Garantia estendida para imóveis comerciais e residenciais

O título de capitalização serve como garantia locatícia para qualquer tipo de imóvel, ou seja, pode ser utilizado em locações de imóveis residências e comercias.

Renovação automática

O valor do título é reaplicado automaticamente até o final do contrato de locação, não sendo necessário inquilino ou imobiliária estar solicitando nova proposta ou tendo que efetuar novos pagamentos anuais.

Participação em sorteios mensais

Além destes benefícios, os inquilinos ainda participam de sorteios mensais, podendo receber o valor aplicado multiplicado.

Para receber o prêmio, o número do título sorteado se baseará numa combinação dos números da Loteria Federal.

Desvantagens do título de capitalização para aluguel de imóveis

Apesar de ser uma garantia descomplicada, que apresenta várias vantagens na rotina da imobiliária, algumas características deste produto podem não ser muito atrativas e vantajosas para alguns inquilinos.

Valor do título de capitalização

Se por um lado o título apresenta diversas vantagens, tem um ponto que ainda impede que o produto se torne o queridinho do mercado imobiliário, que é o valor exigido pelas imobiliárias, em relação a outras garantias de locação.

Geralmente, o mercado imobiliário exige que seja desembolsado de uma só vez o equivalente de seis até quinze meses de aluguel, tornando o produto inviável para alguns inquilinos que não dispõem deste valor à vista.

Rentabilidade do título de capitalização

Outro ponto a ser analisado nesta garantia é a rentabilidade do valor, que fica abaixo do valor aplicado na poupança.

 Inquilinos jurídico costumam questionar bastante este detalhe, já que o valor de locação efetuado por empresas em um pavilhão, por exemplo, é bem maior que o valor do aluguel de uma residência.

Resgate antecipado

O título de capitalização para aluguel de imóveis é formatado para cobertura durante toda a vigência do contrato de locação. Desta forma, se o inquilino ou imobiliária queiram resgatar o valor antes do prazo, o valor aplicado sofrerá um desconto.

Como o Samicap pode ajudar minha imobiliária?

E se estas desvantagens apresentadas do título forem melhoradas? Foi pensando nisso que nasceu o SAMICAP! Em trazer soluções para simplificar ainda mais a rotina das imobiliárias.

Este produto foi todo desenvolvido pela Icatu Seguros, com parceria da MPS Corretora de Seguros e a Sami Sistemas, para atender as necessidades do mercado, que enfrentavam dificuldades na comercialização do produto.

Entre as principais características do SAMICAP estão:

  • Resgate a qualquer tempo, após o período de 12 meses, mesmo que o valor já tenha sido reaplicado.
  • Parcelamento em 18x no cartão de crédito, tornando a desvantagem do valor elevado para pagamento à vista ser mais acessível para os inquilinos. 
  • Valor flexível, conforme exigido pela imobiliária, trazendo mais garantia para a locação.
  • Assistências 24h para o imóvel, auxiliando na conservação do imóvel.
  • Apoio jurídico para imobiliária, em caso de atrasos.
  • Contratação em poucos cliques direto pelo SAMI ERP – software de gestão imobiliária.

Se você quer ter melhores resultados na locação de imóveis, trabalhado com título de capitalização como garantia de aluguel, com certeza, o SAMICAP é a melhor escolha a ser oferecida a seus inquilinos.

Agora que você já sabe como o Samicap intensifica as vantagens de contar com o título de capitalização para aluguel de imóveis, entre em contato com nossos consultores e conheça esta e outras soluções digitais que a Sami oferece para o seu negócio.

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER