O atendimento via chatbot vem sendo visto como uma das tecnologias mais disruptivas já desenvolvidas. O uso de Inteligência Artificial utilizada por esta ferramenta traz consigo um grande diferencial competitivo para os negócios.
O atendimento, como conhecíamos há anos atrás, se transformou e deixou de ser apenas presencial ou por telefone e passou a se dar por meio de outros canais, como os chats e as redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp, Telegram, etc.)
Com os diversos canais de atendimento disponíveis no mercado, as plataformas omnichannel, com atendimento via chatbot, se tornam cada vez mais essenciais na comunicação com os clientes.
Mas você sabia que é possível integrar os chatbots com outras ferramentas?
No post de hoje, você vai descobrir quais são as possibilidades de integração do chatbot com o sistema de gestão de administração de condomínios, como fazer este processo e quais vantagens ele traz para sua empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!
Integração de chatbot com sistema ERP: é possível?
Uma plataforma omnichannel com atendimento via chatbot integrada a um sistema ERP é fundamental para que uma administradora possa explorar em sua totalidade o potencial desta ferramenta na gestão dos seus condomínios.
Todo chatbot existe para cumprir um propósito, ou seja, automatizar mensagens através de fluxos conversacionais, fornecendo soluções que proporcionam praticidade na produção, fluidez na comunicação interna e agilidade na resolução dos problemas gerenciais diários.
Para dar mais agilidade a este processo, é interessante que ele consiga se comunicar com o sistema de gestão utilizado pela empresa.
Este tipo de integração pode ser facilmente realizado atualmente através dos avanços da tecnologia. O desenvolvimento de APIs (Interface de Programação de Aplicações) faz com que as duas plataformas se comuniquem e compartilhem dados entre si.
A identificação do cliente (condomínio e unidade) pelo chatbot, neste caso, ocorre através de um token (CPF). Com isso, é possível acessar informações específicas da pessoa, que estão armazenadas no banco de dados do ERP, disponibilizando o boleto com rapidez e eficiência, sem necessidade de interação humana.
Este token é solicitado apenas na primeira conversa, não sendo necessário repeti-lo em um novo atendimento, pois o chatbot já reconhecerá o cliente.
Com isso, os condôminos podem, por exemplo, entrar em contato via WhatsApp com a Administradora e solicitar uma segunda via de boleto.
Quais as vantagens dessa integração?
Agora que você já entendeu como funciona a integração de uma plataforma de atendimento via chatbot com o sistema ERP, confira alguns benefícios que esta união pode trazer para sua administradora!
Satisfação do cliente
Com uma entrega mais rápida e assertiva de dados e informações, a integração das plataformas garante melhor experiência para o cliente. Afinal, na era do imediatismo, ninguém quer esperar para ser atendido, seja por chat, telefone ou através das redes sociais.
No entanto, o custo é muito alto para uma administradora de condomínios manter uma equipe a disposição para atender estas demandas.
O chatbot, por outro lado, consegue realizar vários atendimentos simultaneamente, 24h por dia, 7 dias por semana. Com as plataformas omnnichannel, você se comunica com seus condôminos por meio de WhatsApp, uma das ferramentas mais utilizadas no pais, atualmente.
Por tudo isso, a satisfação do cliente com o seu serviço é impactada positivamente.
Aumento da produtividade da equipe
Com a integração entre um ERP e um chatbot, que possibilita o compartilhamento de informações, muitas tarefas diárias de uma administradora de condomínios podem ser automatizadas. Assim, há um ganho enorme na produtividade da equipe, que não precisa estar se envolvendo diretamente para esclarecer pequenas dúvidas de clientes.
Como os fluxos de conversação dos chatbots podem ser personalizados, eles conseguem dar agilidade nos atendimentos, agendando uma reserva de um salão de festa, por exemplo. Sem contar que este tipo de ferramenta possibilita um envolvimento maior, comparado a outros meios de comunicação. Desta forma, quando o atendimento necessitar de uma interação humana, o assessor do condomínio já inicia a conversa sabendo com quem está falando e qual será o assunto que será tratado.
Integração de chatbot com ERP: quais os benefícios oferecidos para as administradoras de condomínio?
As vantagens de se usar chatbot para o atendimento de uma empresa são muitas. Mas antes de adotar este tipo de ferramenta é fundamental esclarecer quais são os processos que podem ser automatizados com a integração com o ERP da administradora de condomínios.
Entre os principais benefícios, seu cliente pode:
- Pedir a emissão da segunda via de boleto;
- Efetuar reservas de áreas comuns, escolhendo a data desejada;
- Participar de assembleias virtuais, computando seu voto pelas redes sociais;
- Abrir chamados para a administradora, como pedidos de manutenção, por exemplo;
- Registrar ocorrências no condomínio;
- Conferir a prestação de contas mensal.
Como o Sami Suíte pode te ajudar?
Agora que você já conhece os benefícios que uma integração de chatbot e ERP pode trazer para sua administradora, que tal contar com uma ferramenta eficiente e que pode entregar todos estes benefícios acima?
Para isso, conheça o Sami Suite, a plataforma omnichannel que já possui integração com o SAMI ERP, um sistema de gestão completo para gestão dos seus condomínios.
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