O ramo imobiliário é um mercado que enfrenta muita concorrência. Sabendo disso, o marketing imobiliário ganha papel relevante nas estratégias de gestão do negócio.
À vista disso, trouxemos resumidamente alguns dados básicos relacionados à psicologia das cores, para que conheçamos, mesmo que de longe, os reflexos sensoriais que elas produzem e as sensações que transmitem. Confira nossa matéria!
O potencial das cores no marketing
Para afastar qualquer dúvida acerca do potencial de alavancagem desse mundo visual, observemos alguns dados a respeito, obtidos através da excelente matéria produzida pelo site Quicks Prout (veja o link ao final do texto):
- 92,6% das pessoas dizem que a dimensão visual é o fator de influência número 1 que influencia sua decisão de compra (sobre gosto, cheiro etc.);
- Estudos sugerem que as pessoas fazem um julgamento subconsciente sobre um produto dentro de 90 segundos da visualização inicial. Até 90% dessa avaliação é baseada apenas na cor;
- Uma pesquisa descobriu que os leitores de revistas reconhecem anúncios coloridos 26% mais frequentemente, do que anúncios em preto e branco;
- A Heinz mudou a cor do seu logotipo de vermelho para verde e vendeu mais de 10 milhões de garrafas de ketchup nos primeiros 7 meses, resultando em US$23 milhões em vendas.
Sinestesia e cor
Embora não seja exatamente este o foco da matéria, aproveitamos a oportunidade para trazer à baila o fenômeno da sinestesia das cores, que é bastante estudado no âmbito do marketing de embalagens e produtos. Algumas ligeiras relações entre cores e sabores:
- Acidez: relaciona-se com o amarelo esverdeado;
- Doce: relaciona-se com laranja, amarelo, vermelho e rosa;
- Amargo: relaciona-se com azul-marinho, café, verde-oliva e violeta;
- Salgado: relaciona-se com o cinza-esverdeado e com o azulado.
No ponto, é de se destacar que as cores têm tanto impacto nos nossos sentidos, que até mesmo na área da medicina elas são estrategicamente utilizadas para viabilizar o tratamento dos pacientes:
- Verde claro: tranquiliza os pacientes perturbados.
- Vermelho: estimula as emoções. Perturba o equilíbrio, produz nervosismo, mau temperamento, fortes dores de cabeça, morbidez, degeneração moral e superestimula o sistema nervoso.
- Cinza: diminui o nervosismo e insônia.
- Marrom: pode provocar enjoo em passageiros quando o interior do veículo é pintado nessa cor.
- Luz branca: faz bem ao fígado.
- Luz anilada: possui poder analgésico.
- Luz e cor verde: nas paredes e em vibrações possuem efeito tranquilizante.
Sempre que você for pintar a parede do seu estabelecimento, pense antes nas sensações que pretende produzir às pessoas que o frequentam, pois assim você reduzirá em larga escala as chances de transmitir sensações antagônicas às pretendidas.
O significado das cores na publicidade
Ao negligenciar-se a escolha das cores que comporão a identidade visual da marca, ou mesmo a roupa que se usará para apresentar o produto a um cliente (não por acaso os médicos usam branco), pode-se gerar um resultado totalmente inferior ao esperado, simplesmente por transmitir ares de qualidade diversos àqueles que a empresa realmente possui.
Com o intuito de melhor facilitar a compreensão da matéria e objetivando a eliminação de tais negligências, reproduzimos uma ilustração com os principais os significados de algumas das cores mais comumente usadas. Senão vejamos:
Ora, esse universo policromático impacta muito mais do que se imagina nas atitudes dos consumidores. Mesmo assim, a despeito de toda a importância que lhe deve ser conferida, muito se negligencia na hora de escolher a cor do logotipo, do produto, do estabelecimento, ou mesmo da roupa.
As cores no marketing imobiliário
O marketing tem como objetivo atrair pessoas que poderão se tornar futuros clientes. Sabendo disso, o marketing imobiliário tem como papel fundamental o relacionamento com os clientes, pois este ramo se utiliza do relacionamento para venda de imóveis.
A razão pela qual uma boa relação com o público-alvo ser tão importante é porque neste tipo de negociação é necessária uma palavra chamada: confiança!
Um imóvel representa muitas vezes sonhos, objetivos de vida e investimentos muito altos. Sendo assim, o bom relacionamento com a imobiliária e com os profissionais envolvidos nesta negociação é o que fará a diferença no fechamento da compra e venda de um imóvel.
Baseado neste conhecimento utilize na sua estratégia de marketing imobiliário a influência das cores para despertar a aproximação com seus clientes e estabelecer a confiança na capacidade de oferecer um bom serviço. A marca da sua empresa deve transmitir segurança.
E lembre-se: da próxima vez que você for visitar uma cliente para mostrar um imóvel ou com o fim de fechar algum negócio, deixe de lado o terno preto e dê preferência ao azul, para transmitir a sensação de confiança e segurança.
Gostou das nossas dicas da influência das cores no marketing imobiliário? Então, quando pensar em renovar a marca e a identidade visual da sua imobiliária utilize-as para atingir seus objetivos e alavancar suas vendas de imóveis.
Se você gostou do nosso post, deixe seus comentários abaixo para que possamos trocar ainda mais informações sobre este assunto!
Editora Edgard Blücher Ltda. Psicodinâmica das cores / Editora Edgard Blücher Ltda; Disponível em: https://www.quicksprout.com/the-complete-guide-to-understand-customer-psychology-chapter-4/
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