Sistema de gestão imobiliária: web ou desktop?

Sistema de gestão imobiliária web ou desktop
Sistema de gestão imobiliária web ou desktop

A tecnologia tem mudado a maneira como as empresas gerenciam seus negócios, e isso não é diferente para o mercado imobiliário. Um dos principais pontos de discussão é a escolha entre um sistema de gestão imobiliária web ou desktop para gerenciar as operações da empresa.

Ambos têm suas vantagens e desvantagens, por isso, neste post vamos esclarecer todas estas dúvidas para ajudar você na decisão de escolha para o seu negócio.

Sistema Web x sistema desktop: diferenças e vantagens de cada um

Acessibilidade

Um sistema de gestão web é acessível de qualquer lugar, a qualquer momento, desde que haja uma conexão com a internet. Isso significa que os funcionários podem trabalhar remotamente, o que pode ser útil em situações de emergência ou quando precisam trabalhar fora do escritório.

Já um sistema desktop só pode ser acessado a partir do computador em que está instalado, o que pode limitar a mobilidade dos funcionários. É claro, que há possibilidades de estar se logando remotamente às máquinas, utilizando para isso alguns programas de acesso remoto ou instalando o sistema em um Terminal Service, por exemplo.

Conexão e velocidade da internet

Na hora de decidir sobre um sistema de gestão para sua imobiliária um fator que deve ser levado em consideração é a velocidade da internet disponível na sede da sua imobiliária, já que, os sistemas na web dependem 100% de internet para serem utilizados.

Já um sistema local, mesmo sem conexão de rede, permite seu funcionamento, possibilitando assim, que a equipe não fique inoperando, sem conseguir passar uma informação a um cliente por não ter um sistema para consultar.

Atualizações
Quando se trata de atualizações, um sistema de gestão web é mais fácil de manter atualizado do que um sistema desktop. As atualizações são feitas automaticamente pelo fornecedor do software, sem a necessidade de instalar novas versões manualmente.

Já um sistema desktop requer que o usuário faça a atualização manualmente, o que pode ser um processo demorado e complicado.

Segurança
A segurança é uma preocupação importante para qualquer administradora de imóveis e condomínio, pois lida, com diversos dados pessoais de proprietários, inquilinos e condôminos. Sem falar da alta movimentação de dinheiro de terceiros para pagamento de contas e repasses de alugueis.

Neste quesito, um sistema de gestão web pode ser mais seguro do que um sistema desktop. Isso porque, os sistemas web ficam armazenados em servidores modernos e protegidos por criptografia. Além disso, os fornecedores de software de gestão web geralmente têm equipes dedicadas de segurança cibernética para proteger os dados dos clientes.

Já um sistema desktop pode ser mais vulnerável a ataques de hackers, especialmente se o usuário não atualizar regularmente o software de segurança adotado na empresa.

Custo
Um sistema de gestão web geralmente tem um custo menor do que um sistema desktop. Isso porque o fornecedor do software é responsável por manter o sistema atualizado e seguro, o que pode economizar tempo e dinheiro para a empresa.

Já um sistema desktop pode requerer que a administradora disponha de uma infraestrutura física robusta e contrate um especialista em TI para manter o sistema atualizado e seguro, o que pode ser mais caro a longo prazo.

Integração
Um sistema de gestão web pode ser mais fácil de integrar com outros sistemas, como o site da empresa, portais imobiliários, bancos digitais, seguradoras, garantidoras ou plataformas de atendimento.

 Isso porque os fornecedores de software de gestão web geralmente têm APIs (interfaces de programação de aplicativos) que permitem que outros sistemas se conectem facilmente ao sistema de gestão.

Já um sistema desktop pode ser mais difícil de integrar com outros sistemas, o que pode limitar a eficiência da empresa que pretende deixar todo o processo mais automatizado.

Personalização

Para imobiliárias que necessitam de um sistema mais personalizados para o seu dia a dia, um sistema de gestão local é mais vantajoso neste quesito.

Uma ferramenta de uso exclusivo ou um layout adaptado a cores e logo da empresa, podem ser melhores customizados quando se trata de banco local.

Backup

Enquanto que, em um sistema web, os dados da empresa ficam salvos em um servidor externo, fica a cargo do fornecedor do software a responsabilidade pelo backup.

Já em um software local, todos os dados da empresa ficam armazenados exclusivamente em uma máquina física. Desta forma, a responsabilidade pelo backup fica por conta da própria administradora.

Vale salientar neste ponto que, se o seu servidor pegar um vírus, for furtado ou danificado por um incêndio ou pane elétrica e não haja uma cópia de segurança do banco de dados armazenada em um local seguro, todos as informações da empresa podem ser perdidas, o que pode comprometer muito o trabalho da administradora.  

Porém, para muitos clientes, o fato de não terem seus dados armazenados na mão de estranhos é uma grande vantagem, já que é mais fácil controlar o vazamento de informações.

Afinal, qual é o melhor sistema de gestão para uma administradora:  web ou local?

A resposta para este questionamento vai depender das necessidades do seu negócio.

Em resumo, um sistema de gestão web oferece mais acessibilidade, atualizações automáticas, segurança cibernética mais forte, custos menores e integração mais fácil com outros sistemas. Por outro lado, um sistema desktop pode ser mais seguro se o usuário atualizar regularmente o software de segurança, ser personalizado mais facilmente, ter backup local e pode ser mais útil em situações em que a mobilidade não é uma preocupação.

Desta forma, torna-se preciso avaliar as funcionalidades de cada ferramenta, os pós e contras de cada uma e então, analisar as que mais se enquadram a rotina e a realidade da sua administradora.

Para te ajudar neste processo de escolha, entre em contato com a Sami Sistemas. Aqui você encontra os melhores softwares para administração de condomínios, vendas e locação de imóveis, com opções tanto na web, quanto local.  

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER