Eu consigo alugar um imóvel com nome “sujo”? Entenda mais.

É normal passar por dificuldades financeiras, em algum momento da vida diversas pessoas já enfrentaram uma situação assim.

Ninguém está livre de ter o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito, mas essa condição dificulta qualquer tipo de negociação.

Não é diferente quando o assunto é locação de imóveis, mas mesmo sendo uma situação delicada, é possível alugar estando com o nome negativado? 

A resposta é: sim!

É possível alugar um imóvel, mas tudo vai depender da negociação, bem provável que o locador irá pedir algumas garantias.

Quer saber mais? Continue lendo!

O que  significa a expressão “nome sujo”?  

Essa expressão é usada quando o indivíduo deixa de pagar alguma conta ao seu credor, fazendo com que o seu CPF seja negativado e incluído no SPC – Serviço de Proteção ao Crédito.

É uma forma de proteger os comerciantes dos maus pagadores, pois esses indivíduos maus pagadores, são incluídos em uma lista, quando essa pessoa quiser fazer uma nova compra, os outros comerciantes poderão consultar a lista, ficando a critério dele efetuar a negociação. 

A inclusão é feita com a pessoa ciente, o consumidor é notificado por telefone, SMS, carta ou e-mail. Após a ciência, ele terá um prazo para pagar a dívida para manter seu nome limpo.

Alugar com o nome sujo é possível 

Estar na lista de inadimplência não impede qualquer pessoa de alugar uma casa ou um apartamento, no entanto é um pouco mais complicado que o normal.

A imobiliária fica responsável por fazer toda uma análise financeira daquele consumidor, para verificar quais são os riscos de fazer o negócio com ele. 

Portanto, se a imobiliária chegar à conclusão de que são grandes os riscos, ela pode recusar. 

Transpareça credibilidade 

Como estamos falando de uma negociação, o locatário deve demonstrar à imobiliária que ele é uma pessoa responsável financeiramente, uma maneira de demonstrar é procurando a empresa credora e propondo uma negociação.

Quando se trata dessas dívidas, geralmente os credores são bem flexíveis, abrem mão de multas e juros.

Importante lembrar que, você deve comprometer apenas 30% da sua renda mensal com o aluguel, procure algo que caiba no seu bolso, será mais fácil conseguir alugar.

O que diz a lei?

Na nossa legislação não há nada que impeça uma pessoa com restrição no CPF fechar um negócio. 

Porém, fica a critério do locatário realizar ou não realizar o contrato, baseando-se no princípio da autonomia privada.

Caso ele não se sinta seguro, ele pode escolher não alugar para aquela pessoa. 

Quais alternativas para alugar uma casa ou apartamento com restrição no nome? 

Nem tudo está perdido! Sim! Existem alternativas.

É muito difícil hoje em dia, algum proprietário aceitar alugar seu imóvel sem ter garantias em troca, estabelecidas em contrato.  

A melhor saída é optar pelas garantias locatícias no contrato.

As garantias mais usadas são: fiador, seguro fiança e título de capitalização.  

Acesse nosso blog e confira esse post: O que você precisa saber sobre locação imobiliária, nele estão todos os detalhes das garantias locatícias mais usadas e como funciona cada uma delas. 

A opção por fiador vem caindo em desuso, pois é muito complicado hoje em dia quem queira garantir dívida de outra pessoa, colocar seu patrimônio em risco. 

Mas lembre-se, cada caso é um caso, todo o processo passa por uma análise de crédito, e a própria imobiliária poderá apresentar uma solução mais segura para ambas as partes. 

Como você conferiu nesse texto, é possível alugar com mesmo estando com o nome restrito, pois é preciso negociar com o proprietário de forma amigável e tranquila e baseada em algumas garantias que citamos acima.

Gostou desse conteúdo? Assine nosso blog e nos acompanhe nas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos interessantes com esse. Estamos no Facebook e Instagram! 

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER