A inadimplência ainda existe, isso não podemos negar, mas a administradora pode ter alguns cuidados para manter os aluguéis em dia.
O processo de cobrança é demorado e acaba envolvendo muitos colaboradores, mas podemos tornar ele mais simplificado e mais seguro.
No post de hoje, vamos abordar alguns aspectos que podem ajudar você no dia a dia da sua administradora. Confira!
Trabalhe com boleto
Se você ainda não optou por essa forma de cobrança, não perca tempo! Os boletos facilitam e muito o recebimento dos valores de aluguéis para a sua administradora.
Existem no mercado sistemas que automatizam todo o financeiro, geração de boletos, envio para o inquilino, e após o pagamento, o sistema faz a liquidação automaticamente, quanta economia de tempo e de pessoas envolvidas nesse processo, não acha?
Você pode definir um local no site onde o inquilino vai ter acesso facilitado ao seu boleto, usando apenas o CPF para fazer o login.
Faça Contrato
Um contrato bem amarrado com todas as cláusulas bem definidas, vai ajudar você a diminuir os maus pagadores.
O contrato de locação deixa ambas as partes seguras e protegidas, lá são definidos as multas e os juros de mora caso atrase o pagamento, vai servir de alerta para o inquilino não atrasar e manter sempre em dia.
Ainda assim, se não houver acordo e continuar as pendências, cabe ações judiciais para a resolver a dívida.
Tenha um canal de atendimento
Facilite a comunicação entre você e seu cliente, um canal atendimento de fácil acesso, que seja rápido e eficiente, vai ajudar na hora de cobrar ou até mesmo entender os motivos do atraso.
Manter o contato com o inquilino é essencial, vai facilitar até para fazer a negociação dos valores em atraso, evitando que seus funcionários liguem para fazer a cobrança, que todos sabem o quanto é ruim alguém ligar cobrando dívidas.
Comunique a pendência
Se você identificou algum aluguel atrasado, entre em contato e avise, por vezes cai no esquecimento, a vida está cada vez mais corrida, muitas preocupações e as pessoas esquecem.
Aqui vemos a importância da tecnologia, você pode enviar e-mails avisando que está próximo o vencimento, e junto pode ir o boleto, pode notificar se está vencido, o WhatsApp também pode ser útil, envio de SMS, enfim, várias ferramentas que ajudam sua administradora e seu cliente.
Use um software de gestão
Já comentado anteriormente, você pode optar por software de gestão, esse recurso vai facilitar todo o trabalho dos seus corretores e todos os outros colaboradores da administradora.
Além de automatizar as cobranças, você pode visualizar os valores em atraso, e todas as outras informações dos pagamentos.
Redução da burocracia, rapidez no envio de boletos, melhora o acesso do inquilino ao boleto.
Nesse conteúdo, citamos alguns benefícios do software de gestão, existem vários outros.
Acompanhe nosso blog, que vamos trazer muito mais conteúdo de qualidade que vai ajudar você a automatizar a sua administradora!