Dashboard imobiliário: o que é e como ele pode ajudar na gestão do seu negócio

Provavelmente você já viu em algum lugar uma imagem parecida com essa.

O que é dashboard Imobiliário? Como gerenciar melhor sua imobiliária e administradora com ele?

Dashboard? KPIs? Um dos desafios mais comuns nas imobiliárias e administradoras é permitir que diversos setores consigam monitorar a evolução dos resultados de acordo com as metas definidas e objetivos traçados.

Os paineis de bordo ou dashboards estão em alta e não é por menos: são paineis fornecem aos gestores uma representação visual, de fácil e rápida interpretação, de como anda o desempenho de sua empresa como um todo, ou de setores individualizados e tudo isso em tempo real. No post Gestão Imobiliária: como obter sucesso explicamos ferramentas e indicadores essenciais para o seu negócio.

E esses paineis são denominados dashboards, feitos para permitir o acompanhamento dos resultados por períodos do dia, semana ou até mesmo em tempo real. Trataremos desses e outros questionamentos para auxiliá-lo. Vamos lá!

Você sabe o que é um dashboard?

Basicamente é um painel de controle ou também chamado painel de bordo. Reunindo diversas informações, tais como objetivos e metas traçadas e apresentando como resultado métricas e indicadores em forma de gráficos ou tabelas, de modo que a análise seja feita de modo prático e com um visual agradável.

Tem como base ser um instrumento de gestão para o monitoramento das informações que auxiliam o dia-a-dia de decisores de topo, intermédios e colaboradores, na visualização e análise da informação crítica (KPI – Key Performance Indicators), de modo a sustentar a tomada de decisão nos mais diversos ramos e níveis hierárquicos.

Tenha claro o que você precisa analisar

É preciso conhecer as necessidades de sua imobiliária ou administradora, para saber as perguntas que irão ser relevantes. Como tudo na vida, a criação de um dashboard também leva tempo, e com o próprio tempo as perguntas que estarão sendo feitas, serão cada vez mais assertivas.

Com as perguntas certas e a definição de métricas de acompanhamento seu dashboard será um sucesso!

Leituras recomendadas pra você:

Conheça o tipo ideal de dashboard

A utilização de dashboard não é algo novo, já é utilizado a muito tempo, por exemplo em planilhas de Excel e outros formatos. Com a evolução da tecnologia, chegamos ao ponto do Dashboard de Sistemas, onde temos três categorias base: Dashboard Operacional, Dashboard Tático e, por fim, o Dashboard Estratégico. Cada categoria focada em auxiliar a ver de forma cascateada os resultados da categoria anterior.

  • Dashboard Operacional:

    Pegando o exemplo de uma imobiliária, no ramo de locação, o dashboard operacional exibiria informações referentes à número de: imóveis disponíveis, imóveis com e sem fotos, imóveis com e sem placa, gráfico de últimas interações com clientes.

  • Dashboard Tático

    As informações em um dashboard tático seriam, por exemplo, números e gráficos de resultados financeiros, captados com base na emissão de boletos, quitação e inadimplência. Faturamento por linha de tempo, contas a pagar em aberto, captação de leads, novos clientes, desocupações, entre outras informações que auxiliem na estratégia como um todo, vista logo a seguir.

  • Dashboard Estratégico

    As informações em um dashboard estratégico seriam números e gráficos, visto acima do operacional, por exemplo: número de imóveis por região (Para possível abertura de filiais ou ações de Marketing), Ocupados vs. Desocupados, entre outros.

Qual a vantagem de visualizar dados em dashboards

Ter uma visão geral dos aspectos mais importantes do negócio em um único lugar e em tempo real, permitindo visualizar as informações vitais de uma só vez, possibilitando discussões de alto nível sobre as estratégias de mercado e o direcionamento do negócio. Economia de tempo somada à agilidade e assertividade são as principais vantagens.

Sistema de gestão imobiliária

Você viu o quanto é interessante ter a prática de visualizar dashboards imobiliários na sua gestão? Para gerar esses dados, é importante que você tenha um sistema para parametrizar os dados dos seus clientes, imóveis e processos – e, principalmente, gerar os dashboards que você precisa.

Conheça os sistemas da Sami e descubra o ideal para o seu negócio!

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7 COMENTÁRIOS

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