Grande parte das imobiliárias e corretores estão preocupados em encontrar métodos para facilitar e aumentar suas vendas, cumprir metas, alcançar resultados e obter sucesso. Porém, muitos esquecem que a base de bons resultados está em um bom relacionamento com o cliente.
Atualmente, os clientes estão cada vez mais conscientes do que querem, além de estarem cercados de propostas vindas da concorrência. Portanto, é necessário ter um planejamento bem fundamentado e optar por boas estratégias para conquistá-los.
Para auxiliá-lo nesta tarefa, preparamos algumas dicas que vão fazer você atrair mais clientes e potencializar as suas vendas!
Antes de tudo, os clientes não são todos iguais
Como forma de iniciar este processo, é necessário conhecer o seu público-alvo. A razão é simples: ao saber quem são, entender seus comportamentos e o seu modo de vida, fica muito mais fácil definir as estratégias de marketing e atendimento da sua imobiliária.
Portanto, faça pesquisas, estude a rotina do seu comprador e ouça o que ele tem a dizer sobre os seus desejos e requisitos, atualizando periodicamente o seu perfil.
Como dito anteriormente, os clientes são diferentes, e assim, é possível separá-los em 3 categorias, onde cada uma exige uma estratégia diferente:
- CLIENTES POTENCIAIS (prospects): são aqueles que buscam os seus serviços mas ainda não tiveram uma relação com a sua empresa.
* Assim, é necessário conquistá-los e atraí-los, mostrar a eles o diferencial da sua empresa e os seus serviços que possam interessá-lo.
- CLIENTES CONQUISTADOS: estes, já possuem uma relação com você, mas é necessário mantê-los por perto, para então garantir um relacionamento duradouro.
* Você deve manter o contato com ele, questioná-lo sobre novos interesses e serviços que você possa oferecer. Quando bem atendido, com certeza ele irá indicá-lo para outras pessoas.
- CLIENTES PERDIDOS: trata-se daqueles que já foram seus clientes, mas deixaram de ser por algum motivo.
* Identifique qual foi a insatisfação e reveja suas ações, para então reconsiderar as suas estratégias e provar a mudança.
A importância da sua imagem
Nos dias de hoje, é necessário se destacar perante tantas possibilidades apresentadas ao consumidor. Logo, procure ser e fazer diferente daquilo que todos estão acostumados. Você precisa conquistar o cliente e surpreendê-lo. Para isso, confira algumas dicas:
- Saiba aceitar críticas e reconhecer quando está errado, sempre procurando melhorar;
- Tenha paciência e se dedique, não desista de imediato, os resultados levam tempo e exigem muito esforço;
- Faça um atendimento exclusivo ao seu cliente, empenhe-se e procure surpreendê-lo;
- Se atualize. Busque informações, novos conhecimentos, conheça as novidades do mercado e fique atento às demandas dos consumidores;
- Esteja disponível para atendimentos e dúvidas, além de estar disposto para novas propostas;
- Coloque sempre o cliente em primeiro lugar, buscando conquistá-lo e agradá-lo.
Utilização do Sami ERP
O mundo é dinâmico e tudo muda o tempo todo. Por isso, não adianta ter um plano de marketing estático e imutável. Nos dias de hoje é impossível competir no mercado sem tecnologias digitais e boas ferramentas.
A Sami Sistemas dispõe de um sistema de administração de imóveis completo, o chamado Sami ERP. Ele fornece ferramentas que otimizam a gestão financeira, fiscal e contábil da sua imobiliária, automatizando processos e aumentando a produtividade da sua equipe.
Tem como características principais:
- Gestão completa e eficaz dos seus contratos de locação;
- Administradora, locadores e locatários juntos, em tempo real na gestão mais completa do mercado;
- Locação de imóveis totalmente digital.
Além disso, dispõe de cadastros, balcão de locações, lançamentos, emissão e conta corrente de locação.
Investir nas Mídias Sociais
As mídias sociais são super populares. Tratam-se de ambientes cheios de atualização e interatividade, que cada vez mais têm conquistado pessoas de diferentes grupos. Por isso, não deixe de utilizá-las para atrair mais clientes.
Uma das possibilidades deste meio são as plataformas online, estas, que possibilitam a criação de um vínculo com os compradores, oferecendo um atendimento exclusivo para eles. Você pode enviar propostas elaboradas especialmente para cada um e se tornar um diferencial pelo seu atendimento único.
Outra maneira de utilizar estas ferramentas é investindo no Facebook. Esta rede social dispõe de muitas alternativas: espaço para criar uma vitrine de sua carteira, um chat para atendimento, espaço para receber avaliações de clientes e muitas outras. Além disso, também há uma área para anúncios, que pode ser aproveitada para atraí-los e aumentar as suas vendas.
Usufruir de um bom Site
Outra maneira de obter bons resultados é ter um site responsivo, cheio de informações relevantes e sempre atualizado. Não se esqueça do design e da usabilidade, que devem garantir uma navegação tranquila e representar a seriedade e o comprometimento do seu negócio com os clientes.
Crie imagens diferenciadas, vídeos e descrições de boa qualidade para os imóveis ofertados, invista em uma boa apresentação dos seus produtos. Fora isso, tenha um blog que ajude o cliente a escolher a melhor propriedade, produzindo conteúdos interessantes e que chamem a atenção das pessoas.
Conhecimento dos produtos
É essencial que você tenha total conhecimento de seus produtos. Você precisa saber as principais características, os benefícios, as funcionalidades, a localização. E fora isso, é interessante que você consiga responder também a questões como:
- Quais operadoras (internet, telefonia, televisão) atendem na região;
- Como e quando o imóvel foi construído;
- Se é possível modificá-lo;
- Quais estabelecimentos estão na redondeza;
- Se é possível negociar com o proprietário.
Dessa forma, tenha tudo na ponta da língua, e esteja preparado para qualquer dúvida que possa surgir ao comprador. Caso não saiba responder, demonstre interesse e procure por uma resposta de imediato, se dedique totalmente àquele atendimento.
Investir no Pós-venda
Não é porque você fechou uma venda que o seu trabalho conta como encerrado. É nesse momento que você deve fortalecer sua relação com o cliente para então preservá-la por mais tempo.
Mantendo seus compradores satisfeitos, você garante futuros negócios, além de contar com eles para a divulgação do seu trabalho, pois quem é bem atendido e se agrada da compra realizada, irá compartilhar isso com as outras pessoas.
Você não precisa de muitos recursos. Invista em uma ligação, uma mensagem através de mídias sociais ou uma visita. Enfim, existem diversas formas, inclusive já citadas anteriormente, de manter esse contato com o cliente e continuar conquistando-o com a sua exclusividade.
Desta forma, você terá uma boa atuação profissional, fará um trabalho bem-feito e se destacará dentre tantas outras imobiliárias e corretores, e assim, a melhora das vendas e os bons resultados serão apenas uma consequência natural de todo o seu esforço.