Atrair clientes costuma ser uma das maiores preocupações de toda imobiliária. Afinal, são eles que garantem suas vendas e, consequentemente, o seu faturamento.
Quer saber o que fazer para ter uma prospecção mais eficaz e se tornar referência da sua área? Confira nossas dicas!
1. Conhecer seu público para atrair clientes
Para quem você vende ou deseja vender sua carteira de imóveis? Como eles se comportam, quais as suas dúvidas, necessidades e desejos? Como você pode agir para garantir que eles escolham você entre tantos concorrentes?
O primeiro passo para atrair clientes é pesquisar e conhecer a fundo o seu público-alvo. A razão é simples: ao saber quem são fica muito mais fácil definir suas estratégias e práticas para o marketing e atendimento da imobiliária.
Faça pesquisas, analise a concorrência e lembre-se de atualizar periodicamente o perfil da clientela.
2. Ter um ótimo site
Segundo o IBGE, metade dos lares brasileiros tem acesso à internet e a tendência é que esse número aumente. Por isso, ter um site atualizado, cheio de informações relevantes e responsivo é fundamental.
Ofereça imagens, vídeos e descrições de boa qualidade para os imóveis ofertados, tenha um blog que ajude o cliente a escolher a melhor propriedade, tenha canais de atendimento diversificados (telefone, e-mail, redes sociais, WhatsApp), entre outras funcionalidades.
Não se esqueça do design e usabilidade, que devem garantir uma navegação tranquila, representando a seriedade e o comprometimento do seu negócio com os clientes.
3. Estar presente nas redes sociais
As mídias sociais são superpopulares. Ambientes cheios de atualização e voltados para a interatividade, elas conquistam cada vez mais adeptos dos mais diferentes grupos. Por isso, não deixe de incluí-las nas suas estratégias para atrair clientes.
A decisão sobre as melhores redes para sua imobiliária será feita a partir da sua pesquisa junto ao perfil da clientela. Nesse sentido, não se esqueça de explorar as mídias ao máximo!
Se for investir no Facebook, por exemplo, perceba que ele tem espaço para criar uma vitrine de sua carteira, um chat para atendimento, espaço para receber avaliações para clientes e outras tantas ferramentas. Além disso, também tem uma área para anúncios que pode ser aproveitada para atrair clientes e aumentar as vendas.
4. Investir em e-mail marketing
Já reparou como muitas empresas, das mais diversas áreas, investem no e-mail marketing? Isso porque as chances de atrair clientes e melhorar as conversões são imensas.
Muitos checam suas caixas de mensagens diariamente e possuem aplicativos que avisam sobre a chegada de novas mensagens. Crie uma boa listagem de contatos e elabore envios para grupos de acordo com seus interesses.
Personalize a mensagem na medida do possível, fazendo com que as conexões percebam o seu cuidado para oferecer informações valiosas que os ajudem na busca por um imóvel.
Não se esqueça de respeitar a privacidade: nunca inclua endereços por conta própria e nem compre listas de contatos.
5. Ficar atento às novidades
O mundo é dinâmico e tudo muda o tempo todo. Por isso, não adianta ter um plano de marketing estático e imutável. Leia e se informe sobre as novidades, mudanças e tendências.
Há alguns anos, por exemplo, as redes sociais eram consideradas um passatempo e hoje são canais importantes para atrair clientes e conquistar vendas. Os aplicativos para dispositivos móveis também são outra novidade que vêm rendendo ótimo retorno para muitas empresas do setor imobiliário.
6. Planejar tudo
O sucesso requer planejamento. Então, essa última dica não poderia faltar na nossa lista. Crie um plano e acompanhe constantemente a execução. Treine sua equipe e invista para corrigir erros e melhorar os resultados, sempre.
Os obstáculos existirão. Não desista e tenha foco para atingir as suas metas.
Esperamos que você coloque em prática as nossas dicas para atrair clientes na sua imobiliária. Para receber outros materiais e informações relevantes e que vão ajudá-lo a turbinar as vendas, assine a nossa newsletter!