Quando o assunto é organizar a cartela de clientes e de imóveis para otimizar a performance comercial, seguir algumas dicas importantes pode fazer toda a diferença.
Não importa há quanto tempo você dirige uma imobiliária; é fato que hoje a tecnologia e a internet dominam muitas áreas. Ter em mãos, de forma ágil e organizada, os dados dos clientes e imóveis da sua cartela, facilita enormemente a gestão e execução de suas tarefas.
Neste post, daremos 5 direcionamentos que vão ajudar você a realizar tudo isso de uma forma mais eficaz. Confira as dicas a seguir e saia na frente no mercado imobiliário!
1. Possuir um CRM integrado ao sistema de gestão
Se antigamente os profissionais precisavam carregar um grande volume de papéis e documentos em uma maleta para conseguir organizar o contato com os clientes e a cartela de imóveis, hoje isso mudou completamente.
Sistemas de gestão completos podem ser integrados ao Customer Relationship Management (CRM) se você utilizá-los de maneira estratégica.
A Gestão de Relacionamento com o Cliente é uma filosofia, estratégia e processo e deve permear toda a forma como você coleta dados e organiza as informações a fim de entender e se antecipar às necessidades do cliente.
2. Segmentar clientes
Agora que você começou a entender a importância de agir estrategicamente diante da gestão de dados, vamos apresentar a você algumas formas de segmentar as informações dos seus clientes para obter melhores resultados:
- procure diferenciá-los por renda, criando uma curva ABC na qual A representa alta rentabilidade; B, mediana; e C, baixa;
- divida-os também por clientes ativos, inativos (compraram anteriormente, mas não fecharam mais negócio) e prospects (apenas potenciais clientes);
- veja também se o interesse principal deles é compra ou aluguel de imóveis. Assim, diminui-se o risco de fazer ofertas inoportunas.
3. Categorizar a cartela de imóveis
Quando o assunto é categorizar os imóveis, você pode tomar as seguintes iniciativas:
- dividi-los pelas principais faixas de preço com as quais você trabalha e que são de maior interesse dos clientes;
- segmentá-los por número de vagas na garagem e cômodos;
- separá-los por bairros e regiões da cidade;
- tipo de imóvel: casa, apartamento, sala comercial etc.;
- tamanho médio da propriedade.
Quanto mais você conhecer seu público, maiores as chances de segmentar de uma forma inteligente — e isso vale tanto para clientes quanto para imóveis. Saiba identificar o perfil do seu mercado de atuação e se organize da melhor maneira possível.
4. Priorizar qualidade em vez de quantidade
Vamos a uma dica de ouro que nem sempre é lembrada: priorize qualidade em vez de quantidade. Muitos profissionais ainda têm uma mentalidade ultrapassada de que quanto mais contatos tiverem e maior for o tamanho da cartela, maior será o número de vendas. Isso não é verdade, pois o mercado de hoje caminha muito mais para a segmentação e atuação em nichos do que generalizações que tentam agradar a todos.
Pense diferente e seja mais estratégico na hora de agir. Você verá que os melhores resultados virão a partir dessa mudança de mentalidade e ação.
5. Faça uso de outros dispositivos para otimizar sua performance de vendas
Uma dica extra que pode complementar o seu entendimento sobre o assunto é utilizar alguns aplicativos que ajudam você a ter ainda mais clareza sobre determinados aspectos do imóvel a ser vendido. Confira:
- OZ Sun Seeker: permite que você identifique com certeza aonde se dá a incidência de sol no imóvel;
- Magic Plan: avalia as dimensões dos cômodos e se os móveis a serem instalados realmente cabem nele;
- ColorSmart: simula combinação de cores nas residências para ajudar a identificar a melhor pintura, papel de parede, entre outros.
Hoje em dia, quão mais atualizado você estiver e quanto mais diferenciado for o seu atendimento, maiores serão as suas chances de alcançar o sucesso.
Se você gostou dessas 5 dicas essenciais para organizar a cartela de clientes e de imóveis, entre em contato conosco agora mesmo. Nosso software de gestão poderá potencializar os seus resultados!