Coworking nos condomínios: trabalhe perto de casa

Coworking nos condomínios: trabalhe perto de casa

Com a pandemia, a maioria das pessoas se adaptou ao trabalho remoto em casa, com seu fim, o coworking se tornou o local de trabalho preferido para muitos. Essa forma de trabalho oferece não apenas infraestrutura de qualidade, mas também mais flexibilidade ao não exigir que você saia do seu condomínio.

No Brasil existe uma grande porcentagem de pessoas que se atrasam todos os anos para chegar até o seu local de trabalho por conta de trânsito, uma noite de sono mal dormida, uma doença contagiosa ou outros casos específicos que nem sempre são levados a sério pela administração. Todos esses exemplos podem ser evitados com o coworking.

Continue lendo para descobrir como funciona, suas vantagens e como implementá-lo no seu condomínio!

Como funciona o coworking nos condomínios

O espaço de coworking pode variar de acordo com o condomínio em que você vive. No entanto, existem características comuns neste local, como um sistema de reserva, conexão à internet, eventos e controle de acesso. Além desses recursos, há a oportunidade de estabelecer novas amizades com pessoas que também atuam na área da tecnologia e que moram no mesmo condomínio que você.

Vantagens do coworking no seu condomínio

O coworking no condomínio cria oportunidades para diversos perfis de pessoas, como aquelas que passam dificuldades para chegar ao trabalho, aquelas com imunidade baixa, pais ou mães com filhos pequenos, e diversas outras situações. Algumas das vantagens são:

  • Menos custos: Os gastos com gasolina ou transporte público são praticamente anulados, enquanto a alimentação em restaurantes próximos do trabalho por falta de tempo de cozinhar o almoço raramente acontecerá, a menos que seja escolha do indivíduo almoçar fora do condomínio.
  • Networking com moradores: Existe a possibilidade de amizade com outros moradores que compartilham este espaço e atuam na sua área: tecnologia. A troca de conhecimentos e colaborações acontecerá de forma natural.
  • Flexibilidade de horário: A dificuldade diária de se deslocar até o trabalho pode ser dispensada com o coworking no seu condomínio, proporcionando a oportunidade de ganhar minutos ou até mesmo horas adicionais de sono, facilitando a realização de consultas médicas durante a manhã ou ao final do expediente, levando um filho à escola, entre outros exemplos.
  • Infraestrutura: Os espaços de coworking proporcionam uma série de recursos para facilitar o trabalho dos condôminos, como mesas, cadeiras, conexão à internet, impressoras, tomadas e outros itens, dependendo das escolhas feitas pelos responsáveis por esse espaço.
  • Bem-estar: Evitar estresses de deslocamento devido a um ambiente de trabalho mais próximo de casa contribui para o bem-estar do morador.

Formas de implementação do coworking no seu condomínio

Já pensou em transformar um espaço comum em um ambiente de coworking no seu condomínio? Explorar essa possibilidade e colocá-la em prática pode chamar a atenção de muitas pessoas que buscam por esse tipo de comodidade! Para implementá-lo, a organização é mais do que importante.

Faça uma pesquisa com os moradores: Descubra as necessidades dos moradores do condomínio e os seus objetivos ao obterem acesso a este espaço. Analise quais serão os recursos necessários para a sua implementação.

Infraestrutura adequada: Para que a infraestrutura seja utilizada, é importante utilizar as pesquisas feitas com os moradores e colocar em prática o que for possível. Isso inclui a disponibilização de cadeiras confortáveis, mesas adequadas para uma ou mais pessoas, acompanhadas de tomadas próximas, acesso à internet de qualidade, e a presença de impressoras.

Incentivo ao uso do espaço: O espaço pode acabar não sendo utilizado se não houver qualquer tipo de incentivo, especialmente porque o trabalho em espaços de coworking pode não ser tão apreciado por aqueles que preferem trabalhar no local principal. Promoções de reservas, eventos ou novidades podem contribuir para aumentar a popularidade do coworking no condomínio.

Sistema para reservas de espaços comuns

Assegurar a ordem e eficiência no espaço de coworking do condomínio é de extrema importância. A implementação de um sistema de reservas para áreas comuns torna-se essencial para prevenir possíveis inconvenientes.

Através do Aplicativo Cliente Online da Sami, a reserva de áreas comuns se torna uma tarefa prática e conveniente para os condôminos. Com a facilidade de efetuar reservas, torna-se uma ação simples e rápida, seja por meio do site ou do aplicativo móvel (APP). Essa praticidade proporciona uma gestão eficaz tanto do espaço de coworking quanto de toda a área comum do condomínio, oferecendo aos moradores a comodidade de agendar e utilizar os espaços de forma organizada.

Gostou do conteúdo? Assine nosso blog e nos acompanhe nas redes sociais!

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER