Tenho certeza de que você já ouviu falar sobre sites responsivos, ou então, algum cliente que já tenha pedido que seu site se adaptasse as várias formas de visualização, no celular ou tablet, sem perder a qualidade. Partindo desse ponto vamos iniciar este assunto, tirando algumas dúvidas sobre o que faz um site ser responsivo e quais as vantagens para sua imobiliária ter essa ferramenta.
Afinal, o que é um site responsivo?
Sites responsivos, ou seja, aqueles que se adaptam automaticamente a todos os dispositivos móveis, não são mais um capricho no desenvolver seus produtos para web, e sim uma necessidade do mercado atual.
Existem várias pesquisas feitas, que apontam o uso de celulares por parte dos consumidores na hora de buscar produtos e serviços, na realidade, a grande maioria usa esses aparelhos, aí entramos no x da questão, qual seria o motivo da maior parte das pessoas usarem smartphones? PRATICIDADE.
Um celular você carrega no bolso, a durabilidade da bateria é maior do que a de um notebook, pode ser utilizado dados móveis para a pesquisa, não precisa necessariamente ter uma rede wifi para conectar-se à internet.
Resumindo, um site que facilite a visualização de serviços e produtos para o consumidor na hora da compra, que se adapte ao tamanho da tela que estão sendo exibidos, são responsivos.
Quais as vantagens de usar site responsivo?
Vamos começar falando sobre a experiência do seu futuro cliente, se um usuário fica satisfeito, a chance da conversão para seu produto ou serviço, ultrapassa 60%. Mas por outro lado, se ele visita sua página e fica insatisfeito ou não encontra o que deseja a possibilidade de ele ir para outro site são grandes.
Para obter uma visão de como esse usuário se sente, basta nos colocarmos no lugar dele, quando a gente vai procurar um produto ou serviço, e entra em site com as letras desproporcionais, as imagens distorcidas, você fica satisfeito com o que vê?
Hoje em dia a concorrência está muito grande, precisamos proporcionar ao cliente uma agradável experiência e como consequência seus resultados aumentarão.
Uso do celular está aumentando
Conforme dados do IBGE, atualmente, o celular é o principal meio usado para acessar a internet, e a perspectiva é que aumente cada vez mais.
Uma pesquisa feita na https://datareportal.com/reports/digital-2020-global-digital-overview, mostra que todo o tráfego global, em torno de 53% é feito via smartphones, 2,7% é feito por tablets, enquanto os laptops ficam com 44%, mais da metade acessa por dispositivos móveis.
Google dá preferência para sites responsivos
Quando a busca de sites é feita via dispositivos móveis, o google dá preferência para sites responsivos, fazendo com que a indexação seja maior.
Em função da pandemia, a prazo para tornar os sites responsivos se estendeu, o Google tinha fixado para setembro de 2020, anunciando que dará prioridade para versão mobile na indexação, no entanto, prazo passou a ser março de 2021.
Portanto, site responsivo se tornou obrigatório, você deve certificar-se se o site da sua administradora está desenvolvido numa plataforma responsiva, lembrando que o GOOGLE, por exemplo, dá mais relevância e prioridade no seu ranking de busca para este tipo de site.
Por que ter um website responsivo é tão importante?
Muitas empresas desenvolvem sites que ficam lindos para a visualização em uma tela de computador normal, mas quando vai abrir este site num tablet ou smartphone, se perde a qualidade, o design.
Por isso falamos tanto que ter um site que seja responsivo é tão importante, ter um design que se adapte a qualquer dispositivo, passando uma boa impressão para o usuário, com todas as informações e qualidade que um computador com tela maior pode oferecer.
Para aumentar o prazer do cliente em navegar no seu site, o carregamento deve ser rápido, as páginas devem ser redimensionadas automaticamente.
Podemos citar alguns recursos que devem ser levados em consideração para melhor atender o usuário:
- Ter telefones e outros meios de contato;
- visualizar a localização da empresa;
- proporcionar facilidade em agendar uma visita, consulta ou reserva;
- oferecer produtos e serviços que os usuários desejam;
- possibilitar que o usuário possa se inscrever com um e-mail para receber suas ofertas e novidades;
Ligue-se na importância de estar alinhado com as tecnologias atuais, e se precisar de ajuda, conte com a gente!