Ícone do site Sami Sistemas

Aluguel garantido: como ele pode ajudar sua imobiliária?

Ninguém planeja atrasar o pagamento de um aluguel, mas essa é uma situação que pode acontecer e fugir do controle do inquilino. Para os proprietários de imóveis locados, a inadimplência pode ser uma grande dor de cabeça, já que atrapalha o planejamento mensal, causa rombos no orçamento e pode causar muitos prejuízos.

Para solucionar esse problema, as imobiliárias oferecem o serviço de aluguel garantido, um benefício que transmite credibilidade e respeito ao consumidor. Quer saber o que é aluguel garantido? Continue a leitura!

Como funciona o aluguel garantido?

Essa prática garante ao proprietário o pagamento referente ao valor do aluguel, ainda que o locatário atrase o pagamento. Além de cobrir a taxa mensal de locação, o aluguel garantido pode contemplar também o valor do IPTU, de condomínio e outros encargos, quando houver.

Imediatamente após o atraso do pagamento, a imobiliária é comunicada e adianta esses valores ao locador, que continuará recebendo normalmente.

Quais as vantagens de oferecer esse serviço?

O principal benefício para uma imobiliária que oferece o aluguel garantido é que o número de interessados aumenta significativamente. Temendo atrasos no pagamento, os proprietários preferem confiar seu imóvel a uma empresa que garanta sua tranquilidade.

Além disso, mesmo que os valores atrasados sejam adiantados, eles não são completamente perdidos e ainda são cobrados com taxas e multas. Embora isso possa demandar tempo, pode ser vantajoso para uma empresa.

Por outro lado, essas multas e penalidades aplicadas podem ser capazes de diminuir consideravelmente o índice de inadimplência. Ninguém quer ter que arcar com multas e honorários advocatícios, não é mesmo?

Leia também: Locação de Imóvel: como manter um bom relacionamento com o locatário?

Que cuidados a imobiliária deve tomar com o aluguel garantido?

Não tem segredo para assegurar a tranquilidade da sua empresa: é preciso ficar atento ao contrato de aluguel. Esteja certo de que toda a documentação do locador está correta, como comprovação de renda, análise de crédito e referências.

Essas são informações que ajudam a imobiliária a confiar na assinatura do novo morador e diminuem as chances de inadimplência. Outra medida é deixar claro nas cláusulas do contrato com o proprietário do imóvel por quantos meses a empresa vai cobrir o valor do aluguel. Isso evita que esse seja um compromisso sem fim e com muitos gastos no orçamento.

Como controlar a inadimplência e os gastos com o aluguel garantido?

Um bom controle orçamentário é essencial para qualquer empresa. Se você é do setor imobiliário e quer facilitar essa tarefa, uma boa dica é contratar os serviços de uma empresa especializada em softwares para imobiliárias.

Recursos para a gestão financeira da sua empresa ajudam você a organizar os atrasos nos pagamentos, a calcular o gasto com o aluguel garantido e a planejar as medidas que deverão ser tomadas no médio e no longo prazo. A automatização das tarefas também ajuda a economizar tempo e dinheiro, já que permite que a equipe seja menor, mas, ainda assim, mais eficiente.

 

Sair da versão mobile