Sistemas E.R.P e suas integrações com a Contabilidade Gerencial

Para que uma empresa alcance um bom nível de escalabilidade, um dos pontos necessários é a utilização de um sistema E.R.P. (Enterprise Resource Planning) que auxilie na integração dos seus diferentes departamentos, reunindo em uma única ferramenta controles que auxiliem na tomada de decisão.

Quando os sistemas E.R.P. e suas integrações com a contabilidade gerencial proporcionam a integração da contabilidade com os gestores da empresa e os processos passam a ser executados de maneira correta, munindo-se de relatórios adequados para uma boa gestão, os riscos para tomada de decisões são reduzidos drasticamente.

A contabilidade gerada de forma automatizada em sistemas E.R.P deixou de ser apenas a demonstração pura dos números e proporciona subsídios estratégicos nas tomadas de decisões em todos os departamentos da empresa, visando a melhora nos processos internos, diminuição de custos e otimização recursos com pessoal.

Os sistemas E.R.P.

Os sistemas evoluíram, abrangendo vários processos e departamentos das empresas, como: processo de produção, recursos humanos, gestão imobiliária, vendas, distribuição, finanças e contabilidade, até chegar ao estágio atual de desenvolvimento, o sistema E.R.P.

Os sistemas E.R.P. surgiram com a finalidade de eliminar o retrabalho de alimentação de sistemas diferentes entre departamentos da empresa, pois cada área tinha seu determinado sistema, isso tornava a integração de sistemas difícil, pois os sistemas eram de plataformas diferentes e desenvolvidas por diferentes fornecedores.

A automatização da contabilidade através de sistema E.R.P.

O sistema de informação é o resultado de três componentes, tecnologia, organização e pessoas, que devem interagir pra que a automatização da contabilidade através de sistema E.R.P. atinja seu objetivo.

O sistema E.R.P. pode ser entendido como um conjunto de subsistemas de informações que processam dados e informações para fornecer subsídios ao processo de gestão e tomada de decisão de uma empresa, para que a informação contábil seja usada no processo de administração, é necessário que essa informação contábil seja desejável e útil para as pessoas responsáveis pela administração da empresa.

Um sistema E.R.P. e sua integração com a contabilidade gerencial é um mecanismo formal para recolher, organizar e comunicar informações sobre as atividades de uma organização, produzindo informações gerenciais contábeis que ajudam funcionários, gerentes e executivos a tomar melhores decisões e a aperfeiçoar os processos e desempenhos de suas empresas. Como principais usuários das informações contábeis, os contadores são os primeiros profissionais que utilizam as informações contábeis geradas pela automatização da contabilidade através dos sistemas E.R.P. para a tomada de decisão.

A tomada de decisão

A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração na tomada de decisão. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os e registrando-os em forma de relatórios que contribuem para a tomada de decisão.

Hoje não se trabalha apenas com os dados de um balanço encerrado, é necessário ir, além disso, é preciso buscar através dessas informações uma forma de adiantar-se ao acontecimento, projetar, pensar aonde quer chegar, com que tempo, com que custo, sabendo ao certo que decisão deve tomar e qual o momento oportuno para fazê-la.

Em busca de informações mais precisas, os diretores, gestores e gerentes tem se atentado para importância de uma contabilidade gerencial bem estruturada, onde com o uso de suas ferramentas é possível projetar cenários de campo econômico e administrativo, a fim de evidenciar uma visão futura e traçar metas alcançáveis para empresa.

Todas as informações financeiras, fiscais e patrimoniais geradas em uma empresa são processadas pela contabilidade e emitidos relatórios para atender as exigências legais. A contabilidade gerencial analisa esses documentos de maneira a extrair dessas informações contábeis, dados necessários para esclarecer e orientar seus gestores.

A utilização do sistema E.R.P.

Em uma empresa são necessárias as tomadas de decisões a todo o momento, pois todos os dias surgem novos problemas frente aos diversos setores de trabalho e concorrência, para isso é preciso informações que possam subsidiar a tomada de decisões. Isso acontece quando estamos diante de um problema que apresenta mais de uma alternativa para solução. Em todo processo de tomada de decisão é necessário escolher a situação mais adequada para determinado problema.

Para cada condição de tomada de decisão é analisado um conjunto de informações que se tratadas se transformam em um conjunto de conhecimento para o gestor e a partir disto é concebida a tomada de decisão. Os sistemas E.R.P. e suas integrações com a contabilidade gerencial entram como subsídio para as condições de tomada de decisão, pois fornecem informações acerca das pessoas e dos processos envolvidos na tomada de decisão.

Diante dos fatores é possível verificar que a condição das empresas em reagir às mudanças internas e externas no processo de tomada de decisão está diretamente ligada ao potencial que os sistemas E.R.P. e suas integrações com a contabilidade gerencial podem oferecer.

Antes de decidir utilizar um sistema E.R.P., a empresa deve fazer um levantamento de suas necessidades e deve principalmente levar em consideração que a inclusão de um sistema E.R.P. requer mudanças organizacionais, pois a empresa deve se adequar ao sistema e não o contrário.

SAMI ERP ++ e suas integrações com a contabilidade gerencial

Com a utilização do SAMI ERP ++ e suas integrações com a contabilidade gerencial, os lançamentos contábeis são automatizados, como recebimentos de ressarcimento de tarifas bancárias, despesas de correio, encargos de atraso como multas, juros e correções são direcionados para contas previamente configuradas, tornando o controle destes recebimentos facilitado, bastando consultar o razão de cada conta para encontrar seus resultados.

Controles importantes como os de pagamentos e recebimentos, que além de efetuarem os lançamentos de tarifas anteriormente comentados, efetua lançamentos em contas de controle de locações e condomínios e suas contrapartidas em banco ou caixa, mantendo saldos destas contas disponíveis para consulta em balanços, balancetes ou razões para auxilio na tomada de decisões.

A garantia de alugueis é outro controle muito importante existente no SAMI ERP ++ e suas integrações com a contabilidade gerencial, onde o sistema efetua os créditos aos proprietários que tem seu aluguel garantido, debitando o valor da garantia em contas de clientes inquilinos e ao ser pago, cada aluguel compensa a conta dos inquilinos que em caso de atraso credita valores de multa, juros e correção em suas respectivas contas fazendo o controle de todos os alugueis que foram garantidos aos proprietários.

Estas integrações fazem do SAMI ERP++ um sistema com um diferencial de controles contábeis propiciando um controle contábil gerencial de todas as contas da empresa, fornecendo relatórios contábeis que darão todo o apoio necessário para tomada de decisão.

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

5 COMENTÁRIOS

Comments are closed.