Hoje vamos falar um pouquinho sobre um processo muito comum no dia a dia de toda Administradora: emissão de boletos! Uma rotina simples, mas que pode demandar muito tempo da sua equipe com procedimentos repetitivos, que são facilmente substituídos por tecnologia, inteligência artificial, algoritmos, etc.
Com o auxílio de um sistema ERP capaz de automatizar este procedimento se ganha mais eficiência e qualidade no trabalho apresentado, reduzindo drasticamente a quantidade de trabalho manual a fim de evitar erros humanos.
Pensando nisso, preparamos este post para que você conheça 9 ferramentas que o SAMIBANK pode oferecer para lhe ajudar a alavancar a emissão dos boletos e melhorar a gestão financeira da sua imobiliária. Confira agora!
1- Registro bancário dos boletos de forma automática
A partir da normativa estabelecida pela Febraban, para que os boletos bancários passassem a ter o registro obrigatório, as transações bancárias tornaram-se muito mais seguras contra fraudes e que também passou a oferecer mais controle sobre as emissões.
Apesar destas vantagens apresentadas, este procedimento também trouxe muito mais trabalho para o setor financeiro das empresas, que passaram a ter que emitir um arquivo de remessa e encaminhá-lo ao banco e ainda, ter que controlar através dos retornos para ver se todos os docs foram registrados.
Sem falar nas taxas bancárias cobradas no ato do registro do boleto e em qualquer alteração do seu registro, mesmo se o boleto não for pago na rede bancária! Um processo simples, que acaba custando caro para as Administradoras.
Para facilitar essa rotina, o SAMIBANK desenvolveu integração com plataformas digitais, oferecendo ao mercado imobiliário automatização do processo de emissão de boletos.
Desta forma, sem precisar gerar arquivo de remessa, o doc já é registrado automaticamente e o cliente já pode pagar o boleto gerado no mesmo minuto! Sem contar com o custo de taxas, que só são descontadas das administradoras no momento que o boleto for pago. Com isso, é possível editar o registro do doc quantas vezes forem necessárias, sem gerar nenhuma tarifa a mais.
Muito mais agilidade e segurança para a Administradora, que não precisa passar os dados das suas contas bancárias para os funcionários realizarem esses procedimentos do dia a dia.
2 – Régua de cobrança
Outra facilidade que um software de gestão de imóveis oferece ao setor financeiro é uma ferramenta chamada régua de cobrança, que são disparos de e-mails configurados para enviar os boletos automaticamente aos locatários.
Esta configuração efetuada pela administradora ocorre uma única vez no sistema. Sem que nenhum funcionário precise estar lembrando ou dando comandos, são disparados aos inquilinos emails com lembretes de vencimento dos boletos, nas datas estipuladas.
Além de toda esta agilidade e praticidade, o sistema apresenta relatórios para controle de todos os emails disparados, mostrando o status se o cliente recebeu o email e também envia cópia do envio para a administradora se certificar sobre o andamento do processo.
3 – Disparo do boleto via push
Com o aumento crescente do uso de smartphone pela população é inegável que o uso de APPs tenha caído no gosto e esteja cada vez mais presente na nossa rotina.
Diante deste cenário, o mercado imobiliário não poderia deixar de apresentar para seus clientes esta modernidade e facilidade, uma APP personalizado.
Através da instalação do aplicativo desenvolvido pela Sami, o sistema consegue fazer o disparo de push de forma automática, com o boleto para o inquilino.
O push é um dos canais de comunicação online, mais eficiente atualmente. Conforme pesquisas, ele tem 90% de visibilidade, pois as notificações enviadas aparecem direto na tela do celular, facilitando a comunicação com os usuários.
Além de ser uma excelente ferramenta no processo de emissão de boletos, os push também contribuem muito no marketing na empresa, pelo fato que mantém os inquilinos sempre conectados com a Administradora, fortalecendo a marca, a fidelização e o engajamento dos clientes.
4 – Boletos disponíveis na área do cliente online
A qualquer dia ou a qualquer hora, o cliente pode acessar sua área online e fazer a emissão do boleto para pagamento do seu aluguel.
Disponibilizar o boleto de forma online e automática é o melhor recurso para a administradora para conseguir reduzir drasticamente a quantidade de ligações de clientes ao setor financeiro, solicitando uma segunda via do boleto no dia do vencimento.
5 – Envio de SMS
Lembra daquela velha desculpa para não pagar o aluguel: “não recebi meu boleto”. Acabou!
A vantagem de uma administradora contar com um sistema de gestão como o SAMIBANK, é justamente essa, poder contar com todos os recursos tecnológicos que temos atualmente no mercado, para poder encaminhar os boletos para os seus locatários.
O envio de SMS hoje em dia é pouco utilizado, pois ele gera taxas de envio, mas é mais uma ferramenta que está à disposição da imobiliária para poder encaminhar o boleto ao inquilino.
6 – Acompanhamento de dados através de Dashboard
O dashboard é uma ferramenta de gestão que vem para auxiliar muito no trabalho do setor financeiro.
Através deste painel interativo é possível realizar uma análise de dados de forma rápida e precisa, pois suas informações são fornecidas em tempo real e em um único local.
Com o acompanhamento e exibição de dados fornecidos pelo dashboard se pode verificar quais a quantidade de boletos calculados, emitidos e registrados, ou seja, todas as informações necessárias para dar mais controle financeiro.
7 – Cartão de credito: mais uma diversidade de pagamento do aluguel
Apresentar aos clientes diversos meios para recebimento do pagamento do aluguel não é apenas uma forma para receber o dinheiro do inquilino, mas é um grande diferencial competitivo para sua Administradora.
Hoje em dia, não basta apenas oferecer um excelente atendimento, precisa estar sempre oferecendo diversificações que atendam melhor às exigências dos clientes.
Além das formas de pagamentos oferecidas há tempos, como Débito em conta e o DDA, o destaque atual está no pagamento do aluguel através do cartão de crédito.
Atualmente, há uma tendência para digitalização do pagamento. Com o avanço da tecnologia, o perfil do consumidor também mudou. Segundo pesquisas, o cartão de crédito/ débito é a forma mais utilizada para pagamento entre os brasileiros.
Oferecer esta modalidade de pagamento mostra que sua Administradora está se modernizando e está atenta às necessidades dos clientes. Além disso, esta ferramenta ajuda a diminuir o número de inadimplência, pois o aluguel é pago em dia através deste meio, tornando uma renda garantida para imobiliária.
Além de ser benéfica para a administradora, também traz vantagens para o inquilino. Por proporcionar tamanha praticidade para o pagamento, o locatário não precisa ficar todo mês se preocupando com o pagamento de mais um boleto para ser pago.
8- Baixa automática de boletos
Um dos processos mais vantajosos relacionados à emissão de boletos é sem dúvida, a baixa automática deles.
Através da integração com fintechs, a rotina de baixa de boletos se torna totalmente robotizada, sem necessidade de fazer downloads de arquivos de retorno bancário e processá-los no sistema.
Com o uso de inteligência artificial, ao identificar um pagamento, o sistema já faz a quitação do mesmo, com todos os lançamentos nos extratos de conta corrente dos proprietários e na contabilidade da administradora.
9 – Envio comprovante de pagamento dos boletos automatizada
Ao efetuar pagamentos online, uma das etapas deste processo é a transferência do comprovante, pois ele é a garantia da efetivação do pagamento realizado. Além disso, o envio do comprovante é uma maneira de mostrar profissionalismo e credibilidade aos clientes.
Mas esta função se torna muito trabalhosa para o setor financeiro, quando não feita de forma automatizada.
Veja algumas vantagens que sua empresa ganha ao automatizar este processo:
– Agilidade e ganho de tempo
Todo o processo de envio do comprovante por email é feito sem interação humana, sendo configurado no sistema uma única vez.
– Melhora no relacionamento com os clientes
A confiabilidade dos locatários, no serviço prestado pelas Administradoras aumenta perante ao fato de receberem sempre na data e hora programada o comprovante de transferência.
– Redução de chamados
Antes mesmo de conferirem os extratos bancários, para verificarem se a transferência foi concluída, muitos clientes já entram em contato com a empresa para confirmarem se receberam o valor. Com a automatização do processo, sem atrasos, é possível reduzir drasticamente este tipo de chamado, deixando sua equipe focada para processos mais complexos.
Com tantos recursos interessantes e modernos para fazer a melhor gestão financeira, você não pode deixar de investir em um software como o SAMIBANK. Com ele, processos antes complexos, como a emissão dos boletos, que demandam muito tempo e trabalho, hoje, são facilmente automatizados. Usar a tecnologia a seu favor é o melhor poder competitivo diante de um cenário em constante mudança.
Não deixe de fazer parte do grupo das imobiliárias digitais. Vem pra Sami!