A carta de cobrança é uma estratégia muito utilizada para manter seu financeiro em dia, com ela você pode cuidar dos inadimplentes sem precisar recorrer a outras alternativas.
A carta de cobrança é uma ferramenta muito útil para a gestão imobiliária.
Boa leitura!
O que é uma carta de cobrança?
A carta de cobrança é uma ferramenta de cobrança extrajudicial, para a negociação de dívidas, não envolve o judiciário, mas tem valor jurídico.
A carta de cobrança é um assunto delicado por se tratar de cobrança de dívidas, cada empresa pode escolher qual o modelo que se adequa melhor, pode ser um SMS, até um e-mail.
Como funciona a carta de cobrança?
Antes de mais nada, existem algumas regras que são exigidas pelo Código de Defesa do Consumidor, para a elaboração deste documento.
A escrita deve ser bem objetiva, e é obrigatório ter algumas informações:
- Nome do cliente;
- Endereço;
- CPF ou CNPJ,
- Informações sobre a dívida, como o saldo, o serviço negociado, o contato para regularização e o prazo para que seja feita amortização.
Quem recebe?
Todos os clientes inadimplentes devem receber, para serem informados da real situação da sua dívida.
Negociar é sempre a melhor opção para deixar seu caixa em dia, antes de recorrer a outras formas de cobrança.
O que é importante levar em consideração ao elaborar uma carta de cobrança?
A carta de cobrança é importante para reverter casos de inadimplência, mas é preciso ter cuidado ao elaborar, quais as palavras que podem ser usadas, qual o momento do contato, as informações claras e objetivas.
Cuidado com as palavras usadas, use palavras amigáveis sem tom de ameaça, sempre deixando claro que a empresa deseja deixar em dia a dívida.
Nunca esqueça que as informações são importantes, valor da dívida, layout limpo e que chame atenção do cliente.
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